Comissão sobre a dengue, frente em defesa do interior e taxa do lixo na Câmara. Na Capital, agenda com vice-governador

A Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou, na tarde desta terça-feira, a criação de uma comissão especial para acompanhar as ações de combate à dengue na cidade, que registra mais de 80 casos confirmados, além dos que estão em investigação.


Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

 “Precisamos ir até as comunidades e levar informações. Será um trabalho de campo”, afirmou Valdir Oliveira (PT), autor do pedido, que foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Na sessão desta terça-feira, vereadores aprovaram a criação de comissão especial para acompanhar as ações de combate à dengue e uma frente em defesa do interior Foto: TV Câmara (Reprodução)

 
Médico veterinário, o presidente do Legislativo, Manoel Badke (União Brasil), foi à Tribuna apoiar a constituição da comissão e defendeu uma força tarefa para “retirar os potes de água” após a chuva para evitar a proliferação do mosquito. “80% ou mais no combate da dengue é da sociedade, cada um fazendo sua parte”, acrescentou ele.

 

Também proposta pelo vereador Valdir, foi aprovada a formação de um colegiado para acompanhar o impacto das obras da Travessia Urbana para a cidade.

 

Frente pelo interior  
A situação do interior foi outra pauta da sessão desta terça-feira. A criação de uma frente parlamentar sobre o tema mobilizou parlamentares tanto de situação quanto de oposição ao governo Jorge Pozzobom (PSDB) na Tribuna. 


A proposição foi apresentada pelos vereadores Adelar Vargas (MDB), Bolinha, Admar Pozzobom (PSDB), Alexandre Vargas (Republicanos) e Anita Costa Beber (Progressistas). 


A precariedade das estradas e da iluminação é o maior problema enfrentado pela população do interior e apontado pela maioria dos vereadores que se manifestaram.

 
Lamentavelmente, os distritos não recebem a atenção devida, seja de governo de direita, centro ou esquerda.


Metas fiscais

Nesta quarta-feira, às 10h30min, no Plenário, ocorrerá a audiência pública para apresentação das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2023 do Executivo.


Taxa de lixo

A partir de uma manifestação de um cidadão feita à Ouvidoria do Legislativo, a Comissão de Finanças e Orçamento (COF) irá analisar a cobrança de taxa de lixo pelo município para box de garagem. Isso porque os resíduos são gerados somente pelo apartamento.

 
Na reunião, ontem, a comissão decidiu convidar a Secretaria de Finanças para tratar do tema.


Reivindicações ao vice-governador

Líderes do Bairro Nova Santa Marta se reuniram, segunda-feira, com o vice-governador Gabriel Souza (MDB), para tratar sobre saneamento básico e regularização dos lotes do assentamento Carlos Marighella, no distrito de Santo Antão.

Vice-governador Gabriel Souza recebeu líderes comunitários da Nova Santa Marta, acompanhados do secretário Beto Fantinel Foto: Divulgação

 
A agenda com Gabriel foi articulada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e entre os representantes da comunidade presentes, estavam o professor da Escola Marista Santa Marta Leandro Schneider e os líderes comunitários Augusto Panzenhagen e Leonel Pacheco.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretaria de Finanças apresenta números finais das contas 2023 do município na Câmara Anterior

Secretaria de Finanças apresenta números finais das contas 2023 do município na Câmara

Pimenta obtém vitória por divulgação de notícia falsa na internet, grupo na manifestação de Bolsonaro e troca de comando na prefeitura Próximo

Pimenta obtém vitória por divulgação de notícia falsa na internet, grupo na manifestação de Bolsonaro e troca de comando na prefeitura

Jaqueline Silveira