Câmara de Santa Maria abre nesta terça os trabalhos do último ano da atual legislatura. E com novidades

O ano legislativo de 2024 começa hoje na Câmara de Vereadores com o fim do recesso. E se inicia com novidades. Nesta segunda-feira, a diretoria de Comunicação e a Procuradoria Jurídica da Casa anunciaram regras de acesso ao Plenário em dias de sessões, reuniões de comissões e audiências públicas. As normas valem para o público em geral, imprensa e assessores de parlamentares.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A partir das medidas, o acesso do público ao espaço interno do Plenário ocorrerá com a identificação prévia na portaria da Câmara. Também será limitado a um assessor parlamentar, por vereador, o ingresso nessa mesma área. 

No caso de profissionais da imprensa, exceto os do Legislativo, serão destinados assentos específicos, sendo proibida a permanência em pé e ao redor da Mesa da Presidência. Essa regra se estende a assessores de parlamentares.


Após fim do recesso, Câmara de Vereadores retoma trabalhos com quatro comissões especiais


“São situações que constatamos, em outros Parlamentos, que funcionam bem, e vamos replicar aqui para dar uma melhor dinâmica ao funcionamento do trabalho de todos. Esse regramento também levou em conta situações ocorridas em outras oportunidades e que vem no sentido de dar maior segurança para parlamentares, servidores e público em geral”, afirmou o procurado jurídico da Casa, Lucas Saccol Meyne.


Ano de eleições


E este será um ano diferente não só pelas novas regras adotadas, mas por ser o último desta atual legislatura com eleições municipais. E, por se tratar de uma Casa política, a tendência é que o debate, muitas vezes, ocorra em alta temperatura e até com os ânimos à flor da pele. Mas o importante é que seja respeitoso, o que faltou em alguns momentos em 2023 tanto pela direita quanto pela esquerda.


Janela partidária

E logo deverá ter mais novidades. Em 7 de março, abre a janela partidária para troca de legenda dos vereadores sem risco de perder o mandato. Pelo menos dois parlamentares devem mudar de sigla.
Já sobre a pauta de hoje na primeira sessão, ela vai se resumir à formação das seis comissões encarregadas de analisar os projetos da Casa. 


Janela partidária motiva especulações sobre troca de partidos dos vereadores Badke, Juba e Roberta. E mais os rumos do PSB em 2024


Mas em breve deverá entrarão na ordem dia três vetos do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e que devem já mexer com os ânimos da Casa.


Sem novo líder na Casa

O governo Jorge Pozzobom (PSDB) iniciará o ano legislativo sem porta-voz na Câmara, a exemplo do que ocorreu em 2023. Ontem, o chefe do Executivo disse que, por enquanto, não foi escolhido um nome entre os parlamentares da base aliada.

 
No ano passado, o papel foi feito por Alexandre Vargas (Republicanos).O certo é que o líder do governo trabalhará muito e precisará de muito jogo de cintura em um 2024 de eleições à prefeitura.


Prefeito em exercício

Na quarta-feira à tarde, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Manoel Badke (União Brasil), assumirá a prefeitura de Santa Maria. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e seu vice, Rodrigo Decimo (União Brasil) viajarão para São Paulo para acompanhar o leilão da PPP da iluminação pública.   

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

Na Câmara, primeira sessão tem formação de comissões, embate e presença de Anita; Na Assembleia, teve o governador Anterior

Na Câmara, primeira sessão tem formação de comissões, embate e presença de Anita; Na Assembleia, teve o governador

Câmara de Vereadores anunciará novas regras para acesso ao Plenário Próximo

Câmara de Vereadores anunciará novas regras para acesso ao Plenário

Jaqueline Silveira