deni zolin

Um erro comum em alguns restaurantes e o risco à saúde

18.306

Uma prática comum em muitos restaurantes e lanchonetes, principalmente em shoppings e praças de alimentação, para "facilitar" o transporte da comida e da bebida até a mesa, colocam um copo plástico sobre a garrafa ou lata de bebida. O detalhe, que pouca gente se dá conta, é que há dois riscos de contaminação:

  1.  a lata ou garrafa pode ter sujeira ou germes;
  2. o atendente pode estar com a mão suja e passar a contaminação para o recipiente. Depois, o funcionário coloca o copo em contato com a lata ou garrafa. O cliente, ao servir no copo, pode acabar contaminando o líquido.

VÍDEO: para celebrar o Dia do Fusca, amantes do carro se reúnem em Santa Maria

Após ver essa cena, questionei o superintendente da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Alexandre Streb. Ele afirmou que, nesse caso, há, sim, o risco de o cliente se contaminar com uma infinidade de patógenos, como bactérias, vírus ou protozoários.

Diante disso, informou que os proprietários e manipuladores de alimentos são orientados sobre essa prática, assim como em relação a toda prática que produz riscos de contaminação. Streb cita exemplos de situações que são orientadas: desinfecção regular da porta das geladeiras, freezeres e superfícies em geral; designação de pessoas diferentes para manipular dinheiro e alimentos; e todas as demais orientações previamente informadas pelo curso de Boas Práticas em Alimentação, que é ministrado aos manipuladores de alimentos por empresas autorizadas e que é um requisito para todos esses estabelecimentos poderem obter licenciamento sanitário.

Homem é preso por tráfico de drogas em Santa Maria

De acordo com o responsável pela Vigilância em Santa Maria, nas inspeções, todos são novamente orientados pelos fiscais. Porém, o que se percebe é que nem sempre as orientações são seguidas após as inspeções, que são anuais ou atendem a denúncias pontuais.

Por fim, Streb ressalta que o cumprimento ou não de tais práticas pode ser fiscalizado pelos próprios consumidores e, se for o caso, denunciar para a Vigilância em Saúde.

Claro que há outros inúmeros riscos de contaminação e ações de prevenção que devem ser tomadas, inclusive como lavar as mãos antes de fazer as refeições. Mas esse é um "detalhe" que passa despercebido.

Universitário Rugby inicia temporada em busca de vaga no Brasileiro

O cuidado precisa ser ainda maior agora no verão, quando as bactérias e outros microorganismos se proliferam bem mais, aumentando o risco de as pessoas se contaminarem e ficarem doentes, seja tendo diarreia e vômito, ou até uma doença mais grave.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Parceria quer ampliar pesquisa para agregar valor a subproduto da soja Anterior

Parceria quer ampliar pesquisa para agregar valor a subproduto da soja

Cuidado na água: informação é um dos pilares da prevenção Próximo

Cuidado na água: informação é um dos pilares da prevenção

Deni Zolin