Deni Zolin

Lançada licitação para fazer o projeto de duplicação da Faixa Nova

Depois de quase um ano de espera, foi publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Estado, a licitação para escolher a empresa que fará o projeto executivo da duplicação da Faixa Nova de Camobi. Na prática, são vários projetos com os detalhes de traçado, drenagem, terraplenagem, trevos, viadutos e outros itens que precisarão ser feitos na obra de duplicação desse trecho de 9 km da RSC-287. É também a partir desses projetos que será feita uma estimativa de quanto vai custar a duplicação. De acordo com o edital, a licitação será realizada às 14h do dia 14 de março, quando serão abertas as propostas de preço dos escritórios de engenharia interessados em fazer o projeto da duplicação.

Esse é um primeiro passo para a tão esperada obra de duplicação desse trecho da rodovia, que é bastante movimentado, com longas filas de carros. Antes da pandemia, o movimento era tão intenso que o trânsito ficava parado nos horários de pique. Como agora existe a possibilidade de volta das aulas presenciais da UFSM, o problema deve se agravar novamente.

Pozzobom muda de planos e cogita reajuste da tarifa de ônibus

A empresa que vencer a licitação terá um ano para entregar os projetos prontos. Segundo o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, esse é o primeiro passo para conseguir ir atrás de verbas e fazer a duplicação. Pozzobom diz que, sem o projeto, não há como conseguir dinheiro. O prefeito alega que, desde o final de 2020, vem cobrando o governador Eduardo Leite (PSDB) sobre a necessidade da obra.

- Vou colocar toda a equipe da prefeitura à disposição da empresa para acompanhar de perto a confecção desse projeto. Se tiver alguma desapropriação, se tiver alguma questão de rótula a ser definida. Vou fazer a duplicação da estrada de Pains até a UFSM, mas não farei isso sem ver antes como ficará o projeto de duplicação da Faixa Nova, pois uma obra interfere na outra - diz Pozzobom.

Segundo ele, a obra é prioridade do governo do Estado.

- O governador me disse que, tendo o projeto pronto, vai atrás dos recursos, e quer começar a obra ainda no governo dele - declarou Pozzobom.

Recapitulando: a Faixa Nova foi o único trecho da RSC-287 que ficou fora da concessão da rodovia e, portanto, não tinha previsão alguma de ser duplicada. Isso ocorreu em 2020. No final daquele ano, o governo do Estado se comprometeu em fazer o projeto para duplicação futura da RSC-287. A previsão inicial era que a licitação sairia no 1º semestre do ano passado, mas isso acabou não se concretizando. Agora, a concorrência, enfim, saiu.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto da duplicação da Faixa Nova não vai prever corredor de ônibus Anterior

Projeto da duplicação da Faixa Nova não vai prever corredor de ônibus

Pozzobom muda de planos e cogita reajuste da tarifa de ônibus Próximo

Pozzobom muda de planos e cogita reajuste da tarifa de ônibus

Deni Zolin