Deni Zolin

Agergs decidirá se multa Rota de Santa Maria por problemas na RSC-287

Agergs decidirá se multa Rota de Santa Maria por problemas na RSC-287

Foto: Nathalia Schneider

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Agergs) vai decidir, nos próximos dias, se aplicará multa na concessionária Rota de Santa Maria por problemas na pista e no acostamento da RSC-287 que não foram consertados como previsto no contrato. Em entrevista exclusiva à coluna, o diretor de Qualidade dos Serviços da Agergs, Ricardo Pereira da Silva, informou que a agência recebeu um relatório da Secretaria Estadual de Parcerias e Concessões apontando problemas na RSC-287, no trecho que está concedido e sob administração da Rota.

 
– São trincas no asfalto e problemas fora da pista, de casos mais antigos e também recentes. Estamos revisando todos os processos e vistorias para comprovar o que a Secretaria de Parceria está nos encaminhando. Primeiro, agora, está sendo feita a análise na primeira instância, na Diretoria de Qualidade. Depois, a Rota poderá recorrer e haverá nova análise da diretoria. Daqui a 60 dias, o processo deve chegar ao conselho superior da Agergs, para decidir – diz ele.

Segundo Pereira, se for aplicada a multa, ela será em dinheiro. Além disso, a Agergs dá notas pela qualidade dos serviços da Rota e se a concessionária cumpre os prazos de consertos, que são de 24 horas para tapar buracos, e de 72h, para conserto de ondulações no asfalto. Se as notas mensais forem baixas, o reajuste anual da tarifa de pedágio, previsto para ser dado em setembro, poderá ficar abaixo da inflação do IPCA.

– Em relação ao reajuste do ano passado, eles (Rota) evoluíram em 2023. Mas persistem dois parâmetros em relação à qualidade do pavimento, que no nosso entender, não estão 100% satisfatórios. Mas a gente só vai ter condições de avaliar isso em julho, para definir o percentual de reajuste da tarifa – diz ele.

A concessionária Rota de Santa Maria informou que, como não foi notificada pela Agergs, não iria se pronunciar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Calçadão de Santa Maria terá totem com botão de pânico e câmeras Anterior

Calçadão de Santa Maria terá totem com botão de pânico e câmeras

Mercado de Santa Maria assina acordo e pagará R$ 200 mil a fundo do MP Próximo

Mercado de Santa Maria assina acordo e pagará R$ 200 mil a fundo do MP

Deni Zolin