Deni Zolin

Estado quer esperar pela antecipação da duplicação sem ter de subir o pedágio; saiba detalhes

O secretário estadual de Parcerias, Pedro Capeluppi, reforçou a posição do governo do Estado de não negociar mudança no contrato com a Rota de Santa Maria para garantir a antecipação da duplicação de Santa Maria a Novo Cabrais, pois isso provocaria um aumento do preço da tarifa de pedágio. 

Em entrevista à rádio CDN, Capeluppi voltou a frisar que as projeções da secretaria apontam que, no máximo em 2029, o trecho de Santa Maria a Novo Cabrais atingirá os 18 mil eixos por dia de tráfego, obrigando a Rota a iniciar a duplicação sem haver aumento do pedágio. 

É que o contrato é claro: as obras são obrigatórias quando é atingido esse “gatilho” de tráfego de 18 mil eixos. Caso ele não for atingido, a Rota terá de duplicar de Santa Maria a Novo Cabrais entre 2040 e 2042. 

A lógica de Capeluppi até faz sentido. A questão é se realmente o tráfego vai aumentar e obrigar a duplicação a partir de 2029. Por isso, Santa Maria e região precisam mesmo cobrar de perto, pois caso o volume de veículos ficar longe de 18 mil nos próximos anos, será preciso mesmo forçar uma mudança do contrato, pois esperar até 2040 pela duplicação será muito tempo.


10% de alta no pedágio se 130 km forem duplicados até 2026

Questionado se o pedágio da RSC-287 vai aumentar se a Rota de Santa Maria antecipar mesmo a duplicação dos 130 km entre Tabaí e Novo Cabrais, Capeluppi disse que o contrato prevê um aumento de 10% na tarifa (cerca de R$ 0,40), além da correção anual da inflação. 

Essa alta seria para compensar a antecipação de cerca de 4 anos na duplicação desses 130 km, pois o contrato prevê que que ele deveria ficar pronto até o 9º ano da concessão (2030).  

outra fonte da coluna projeta que essa antecipação poderia provocar um aumento de 20% na tarifa, além da correção anual do IPCA. Ou seja, seriam R$ 0,80 a mais só pela antecipação.


Antecipação daqui a Novo Cabrais custaria R$ 1,20 na tarifa

Uma fonte quente da coluna informou que, se o Estado autorizasse a duplicação do trecho entre Santa Maria e Novo Cabrais para ser concluída até 2030 (não esperando para fazer entre 2040 e 2042, conforme diz o contrato), a Rota de Santa Maria teria direito a receber um aumento de 30% no valor do pedágio (em valores atuais, cerca de R$ 1,20 a mais).

 
Contando com mais 10% a 20% do reajuste pela antecipação de Tabaí a Novo Cabrais, daria uma tarifa total de R$ 6,10, mais o reajuste anual de IPCA – já que em setembro de cada ano, é dada a correção da inflação na tarifa de pedágio. Hoje, é de R$ 4,10.



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