Ao contrário do que a coluna informou na sexta-feira, as empresas do transporte coletivo de Santa Maria já informam à prefeitura e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) quais os valores arrecadados com publicidade nos ônibus, os chamados busdoor. Portanto, desculpas pelo erro.
Em 2019, ônibus tiveram redução de 1,1 milhão de passageiros em Santa Maria
A coluna pediu uma cópia dos dados, e a ATU enviou os documentos que repassa ao Executivo e ao TCE, inclusive com nota fiscal, fazendo questão de dizer que atua com transparência. Nas planilhas, há informações dos valores arrecadados mês a mês em cada uma das seis empresas. Em 2018, por exemplo, a receita com publicidade em todos os ônibus de Santa Maria foi de R$ 87.960, enquanto em 2019, caiu para R$ 42.480. Em uma nota fiscal de janeiro de 2019, há a informação de que foram arrecadados R$ 5.040, relativos a publicidades em 42 ônibus, sendo R$ 120 de cada.
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A ATU ressalta ainda que deposita 10% do valor arrecadado com busdoor para o Fundo Municipal de Assistência Social. Na avaliação da ATU, essa receita é insignificante e, em 2019, representaria uma redução de só R$ 0,002124 na tarifa - ou seja, não chega nem perto de 1 centavo de real.