Deni Zolin

Duplicação da BR-290 avança e terá 14 km entregues este ano

Duplicação da BR-290 avança e terá 14 km entregues este ano

Foto: Deni Zolin (Diário)

Depois de ficar anos em ritmo de tartaruga, a obra de duplicação da BR-290 recebeu R$ 178 milhões este ano e voltou a ganhar ritmo acelerado. Em Pantano Grande, pelo menos 6 km da duplicação foram asfaltados recentemente e há outros trechos com obras de terraplenagem e de colocação de pedras para a base das duas novas pistas.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Segundo a superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado, Hiratan Pinheiro, a previsão é que os primeiros 14 km da duplicação sejam entregues até dezembro. O Dnit estuda a viabilidade de liberar alguns trechos antes disso.


As obras iniciaram em 2014 e pararam logo depois. Acabaram sendo retomadas nos últimos anos, mas só tinham sido feitos viadutos, dois deles que seguem sem uso por não terem aterros.


A duplicação dos 115 km entre Pantano Grande e Eldorado do Sul deveria ter sido concluída em 2017, mas não tem prazo para acabar.
Agora, o governo Lula investiu na retomada das obras e vai definir se concluirá tudo por conta própria ou se vai conceder a BR-290 para instalar pedágios.

100 km de terceiras faixas

O Dnit também vai investir na construção de mais de 100 km de terceiras faixas ao longo de toda BR-290, até Uruguaiana. Na Região Central, serão mais de 40 km de pistas extras, para ultrapassagem com segurança, entre Caçapava do Sul e Rosário do Sul. As obras devem começar ainda no segundo semestre deste ano, e não mais em 2024, assim como a duplicação da BR-392 entre o Trevo da Uglione e o acesso à Estância do Minuano e ao condomínio Estância dos Montes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com alta da gasolina, veja quanto os postos de Santa Maria estão cobrando Anterior

Com alta da gasolina, veja quanto os postos de Santa Maria estão cobrando

Bastidores de Lula no RS Próximo

Bastidores de Lula no RS

Deni Zolin