“Relação” de Tubias com a água e a mira em 2028

“Relação” de Tubias com  a água e a mira em 2028

Foto: Júlia Vissotto (Câmara de Vereadores/Divulgação)

O vereador Tubias Callil, do Partido Liberal, tem apostado, cada vez mais, em pautas segmentadas que mostrem uma relação direta entre o problema (seja na área que for) e uma falta de enfrentamento (e de solução?) por parte do Executivo municipal. É dessa forma que o ex-emedebista tenta se colocar como virtual nome à corrida eleitoral à prefeitura de Santa Maria para daqui a pouco mais de dois anos.

Ao conciliar tribuna e redes sociais, Tubias tem problematizado até onde consegue (e pode) os pleitos municipais e deixado a bancada governista em estado de alerta. O arsenal do quem sabe nome para disputar a prefeitura tem, não raro, tido a adesão de parte da oposição e, inclusive, encontra simpatia de um que outro governista…

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O vereador, na legislatura passada, comprou briga (judicial, inclusive) com a Corsan, a concessionária do serviço de água e esgoto. O primeiro enfrentamento teve como mote os poços artesianos. O que, certamente, lhe rendeu um ativo eleitoral interessante, que o ajudou na recondução para mais um mandato.

Depois, já na atual legislatura, emplacou a chamada CPI da Corsan – que viria a ser substituída pela CPI da Água, em episódio de todos conhecido – e, agora, Tubias resgatou a empresa de novo. O edil protocolou um Projeto de Decreto Legislativo, que busca romper o atual contrato firmado entre prefeitura e a concessionária.

Ou seja, tornaria nula a existência de todos os aditivos contratuais. A pauta foi inclusive tema de audiência pública (foto) na última segunda-feira, com Casa cheia para tratar da prestação de serviços, e sem a presença da prefeitura, que não enviou representante oficial.

Tubias traz à tona pauta que seu mentor e fiador político – o ex-prefeito Cezar Schirmer – tentou (sem sucesso) emplacar: o rompimento do contrato de Santa Maria com a Corsan. O vereador liberal já sinalizou que irá apresentar projeto de decreto legislativo para rescisão do contrato da Corsan. Estrategicamente, Tubias faz um movimento ao pegar duplamente dois “cases” de problemas, no entendimento que ele expressa dia sim, dia também: a prestação (falha) dos serviços da Corsan e a (ineficiente) fiscalização por parte da prefeitura.

Em tempo: aqui não se trata da questão da água e do esgoto, que começa a ter a adesão da prefeitura. Antes, o uso do tema para catapultar uma (legítima) pretensão eleitoral.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

O fiador e o papo com o ex-edil hoje no Tribunal de Contas Anterior

O fiador e o papo com o ex-edil hoje no Tribunal de Contas

Avalanche de audiências e o tutorial para buscar recursos Próximo

Avalanche de audiências e o tutorial para buscar recursos