Claudemir Pererira

Possível Federação entre Republicanos e PP atinge em cheio articulações

Possível Federação entre Republicanos e PP atinge em cheio articulações

Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)

Ninguém parece estar dando muita bola para uma articulação nacional que pode atingir em cheio a política santa-mariense. E não é de hoje. Há poucos meses, a coluna registrou o interesse de graúdos (que são os donos da decisão, aliás) do PP, do Republicanos e do União Brasil, em criar uma superfederação.



Os partidos, como mandam as regras que permitem esses aglomerados, mantém-se vivos, mas do ponto de vista eleitoral se obrigam a caminhar juntos. O caso mais conhecido é a Federação que une PT, PC do B e PV, que vale até a eleição deste ano, mas já se caminha para a renovação.

Pois bem, é verdade que a divisão interna nacional praticamente escanteia o União Brasil, mas Republicanos e PP avançam muito e seus presidentes, Marcos Pereira e Ciro Nogueira, respectivamente, se reuniram nesta semana em Brasília e querem oficializar a Federação ainda antes de 7 de março, quando começa a “janela da traição”.


Não é tarefa fácil. Mas se quiserem, farão. E não custa nada, mais uma vez, trazer para Santa Maria os efeitos obrigatórios dessa possível união. Sim, por aqui, não obstante a identidade ideológica (afinal, alguma coisa precisam ter em comum para se federar), os partidos são adversários para outubro.


De um lado, o PP. Dá indícios de que pode vir a apoiar Beto Fantinel, do MDB, mas certamente não cogita apoiar Rodrigo Decimo, do PSDB. De outro, o Republicanos. Mais que afinado com o Centro Administrativo Municipal (foto), admite-se até possa ceder um nome para ser vice dos tucanos que governam a cidade.

E mais: além de terem que apoiar um só (quem seria o beneficiário disso tudo?), se obrigariam a fazer uma nominata única para a Câmara. Como é que fica tudo isso? Taí algo que ainda é impossível de prever. Exceto que pode, sim, acontecer, não obstante o silêncio ensurdecedor das lideranças diante da possibilidade.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Valdeci Oliveira e Beto Fantinel: superativos, ecléticos e frenéticos Anterior

Valdeci Oliveira e Beto Fantinel: superativos, ecléticos e frenéticos

Só o vencedor de 2024 ficará  fora da urna eletrônica em 2026 Próximo

Só o vencedor de 2024 ficará fora da urna eletrônica em 2026