Claudemir Pereira

Valdeci Oliveira e Beto Fantinel: superativos, ecléticos e frenéticos

Valdeci Oliveira e Beto Fantinel: superativos, ecléticos e frenéticos

Fotos: Beto Albert (Diário) e Nathália Schneider (Diário/Arquivo)

Valdeci Oliveira (à esq.) e Beto Fantinei (à direita)

ECLETISMO - que se diga, o deputado Valdeci Oliveira (foto) mantém intensa atividade parlamentar, além de fazer roteiros habituais, especialmente entre sexta e domingo, com pré-candidatos à vereança. E, do ponto de vista parlamentar, segue eclética pauta. Só nas últimas duas semanas, por exemplo, tratou (e se manifestou sobre) três distintos temas: tarifa de pedágio da RSC 287, questão do Hospital Regional e também a relação de servidores militares com hospitais da Brigada.


FRENESI - não falta fôlego também a Beto Fantinel (foto). O deputado estadual licenciado, secretário de Desenvolvimento Social e virtual pré-candidato a prefeito de Santa Maria tem utilizado todos os momentos disponíveis para se relacionar com os seus. Nesta semana, por exemplo, gravou um vídeo dentro do automóvel que o conduzia, especialmente para mandar mensagem de aniversário a um correligionário. Que este, de pronto, colocou nas redes sociais.



LUNETA


MAIS VISÍVEIS
Com lugar na Avenida Paulista no último domingo, na manifestação pró-Jair Bolsonaro, um quinteto de políticos santa-marienses se alça à condição de mais visíveis figuras da cidade ligadas ao bolsonarismo. A saber: o ex-deputado estadual e virtual candidato a prefeito Giuseppe Riesgo (Novo) e os vereadores João Ricardo Vargas, Pablo Pacheco e Roberta Pereira Leitão (todos do PP) e Tubias Calil (MDB).


PRÉ-SILÊNCIO

Não demora muito. Até junho, para maior precisão. Esse é prazo a partir do qual a legislação eleitoral impede a presença no vídeo (e nos microfones) dos candidatos em outubro. Vai daí que a estridência verbal de uns e outros no Legislativo local tem prazo para acabar, na medida em que, como aconteceu em pleitos anteriores, a TV Câmara não vai colocar no ar as manifestações dos vereadores na tribuna.


FAZ SENTIDO
Observador dos discursos dos edis repassou ao colunista pesquisa feita por ele, com base nas primeiras sessões ordinárias do legislativo santa-mariense: petista Valdeci Oliveira é o candidato a prefeito mais identificado com a Esquerda. Isso o torna alvo prioritário dos direitistas. Mas o comportamento, e também esse é o caso, tende a se abrandar assim que a TV Câmara impuser as restrições legais.


22 NOMES

Foto: Renan Mattos (Diário/Arquivo)

O colunista bobeou feio, semana passada. Em vez de 32, como aqui se escreveu, na nota que trazia a reunião do Novo, liderada por Giuseppe Riesgo (foto), é 22 o número máximo de candidatos a vereador a ser apresentado pelos partidos. O que não muda é a dificuldade que todas as siglas estão enfrentando, inclusive os novistas, em encontrar oito nomes (30%) femininos competitivos para a disputa de outubro.


PARA FECHAR!

As redes sociais são, neste momento, o principal instrumento de proselitismo dos pré-candidatos. Destaque, nos últimos dias, é o presidente do IPlan, Ewerton Falk, do PL. Ele está mandando “uma lenha”, com direito a vídeos de apresentação da própria biografia e trajetória no serviço público. Embora com focos de contestação interna, que se diga: ele está se mexendo. Já seus adversários...

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Entrevero do PL-SM ganha novos personagens e tem prazo para acabar Anterior

Entrevero do PL-SM ganha novos personagens e tem prazo para acabar

Possível Federação entre Republicanos e PP atinge em cheio articulações Próximo

Possível Federação entre Republicanos e PP atinge em cheio articulações