Jaqueline Silveira

Simers faz denúncia contra vereador Tony

18.308

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) saiu em defesa da médica e ex-vereadora de Santa Maria, Cida Brizola, ex-Progressistas, e protocolou uma denúncia no Legislativo contra o parlamentar Tony Oliveira (PSL) por decoro parlamentar em repúdio a declarações do político. O Simers pede, inclusive, a cassação do vereador de primeiro mandato. O caso está sendo analisado pela Procuradoria Jurídica da Casa.

Tudo começou com uma postagem de Cida em sua rede social, no dia 11 de janeiro, em solidariedade ao presidente do Legislativo, Valdir Oliveira (PT), que suspendeu o atendimento presencial na Câmara depois que servidores testaram positivo para a Covid, e com críticas aos parlamentares contrários à decisão e que improvisaram gabinetes na calçada em frente ao prédio do Legislativo. Entre eles, estava Tony.

Presidente é alvo de críticas por suspender atendimento presencial na Câmara de Santa Maria

"Infelizmente, há um movimento dentro do Legislativo de Santa Maria contra a saúde da população e também a favor da exposição de servidores e CCs (cargos em comissão) que ali trabalham, pois, por mais que a nova cepa não cause casos graves na população em geral, ela é de alta transmissibilidade, o que faz com que acumule casos", dizia um trecho da postagem de Cida.

VEREADOR FAZ LIVE

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Reprodução/Facebook) Tony Oliveira fez uma live com críticas à ex-vereadora Cida Brizola depois que ela também criticou parlamentares em relação à suspensão do trabalho presencial no Legislativo

Em uma live em frente ao Legislativo no dia 11 de janeiro, o vereador Tony respondeu à médica e ex-vereadora, sem mencionar diretamente o seu nome. "A senhora está quase fazendo campanha para o comércio fechar de novo. Será que a senhora vai pagar a conta, se todas as empresas fecharem?", questionou Tony.

De 109 pessoas testadas na Câmara de Santa Maria, 4 apresentaram resultado positivo

O vereador cutucou, ainda, a ex-parlamentar sofre o fato de Cida ter sido "a primeira a gritar", segundo ele, sobre o projeto apresentado pelo político e que obrigava todas as unidades de saúde a afixarem as escalas dos médicos e suas respectivas especialidades. A proposta não entrou em pauta em 2021, mas ele prometeu reapresentá-lo este ano.

Sobre a denúncia, o presidente do Legislativo, Valdir Oliveira, disse que foi procurado pelo Simers e que pediu para que as queixas da entidade em relação ao vereador Tony fossem formalizadas, o que ocorreu, na quarta-feira, via e-mail. Na próxima semana, o parecer da Procuradoria deve ser concluído e dado encaminhamento, de acordo com o Regimento Interno da Casa.

Tony diz que sindicato e Cida deveriam se preocupar em fiscalizar UPA e PAs

Na quinta-feira, o vereador disse à coluna que ainda não teve acesso ao conteúdo da denúncia protocolada pelo Simers, mas adiantou que, em nenhum momento, "faltei com respeito" com a ex-vereadora e com o sindicato. "Em nenhum momento, fui grosseiro com os médicos ou qualquer outro", afirmou ele, referindo-se ao conteúdo da live. Disse, ainda, ter "causado estranheza" o fato de Cida Brizola ter criticado os vereadores, mas, ao mesmo tempo, não aceitar críticas.

VÍDEO: Em coletiva, presidente da Câmara Municipal defende trabalho remoto para vereadores e demais funcionários

Tony afirmou ser "um absurdo" tentar colocá-lo contra os médicos e servidores da saúde. Por último, o parlamentar frisou que Cida e o Simers de Santa Maria deveriam se preocupar em ajudá-lo a fiscalizar a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e os Pronto-Atendimentos Municipais (PAs) para melhorar o atendimento à população do que protocolar denúncia no Legislativo.

Entidade e médica se manifestam

Em relação à denúncia protocolada, o secretário-geral e diretor do Interior do Simers, Luiz Alberto Grossi, argumentou que a "entidade médica tomou as medidas cabíveis junto ao Legislativo municipal de Santa Maria em repúdio às manifestações do vereador contra médico do município".

Já Cida afirmou à Rádio CDN que o Simers "tomou as ofensas" não para ela, mas aos médicos da cidade. "Ele direcionou a live para mim, e o sindicato fez a leitura que (as ofensas) não eram só para mim, mas a todos os médicos que atuam na linha de frente da Covid", argumentou a ex-vereadora, negando que faz uso político do Simers, como Tony Oliveira a acusou. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A infinita sabedoria da natureza Anterior

A infinita sabedoria da natureza

Desvio em Cacequi serve de lição para prefeituras Próximo

Desvio em Cacequi serve de lição para prefeituras

Colunistas do Impresso