colunistas do impresso

Primavera, a melhor estação do ano

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Na semana passada, iniciou-se a primavera, a melhor de todas as quatro estações do ano. Eu sei que não há unanimidade quanto a isso. Há pessoas que esperam passar o outono, inverno e primavera para chegarem ao verão. Os melhores três meses do ano, dizem. É quando as crianças entram em férias, ou entravam, porque, com a pandemia, ninguém mais sabe quando se iniciam ou quando se encerram as férias. Entretanto isso não é o normal, espera-se.

Chegará o dia em que as aulas serão presenciais, de fevereiro a dezembro, com férias curtas em julho e tudo voltará ao normal. É verdade que vamos passar, todos nós, por um período de adaptações, mas, aos poucos, as coisas se acomodarão e voltaremos ao que era antes. Então, aqueles que gostam do verão, gozarão férias ao relento. Um sol escaldante, perto de 40 graus. Essas pessoas, por prazer, buscarão a beira mar, como Tramandaí, Capão da Canoa e Torres, e outros buscarão as praias de água doce, em rios como Jacaquá, Tunas e Manoel Viana, a mais linda de todas. Outros ainda buscarão as praias de lagoa, a nossa costa doce, como Tapes, Arambaré e São Lourenço. Alguns preferem, ou são instados pelas circunstâncias ou vontade própria, a permanecerem em suas cidades buscando esse calor insuportável no conforto de clubes sociais ou mesmo nas suas residências. É fato.

Poucos reclamam da temperatura elevada. Querem curtir o calor e a captação de vitamina "D" para todo o ano. É uma opção que a mim não agrada. Eu prefiro a primavera. A primavera é a estação do ano mais agradável para alguns, entre os quais eu me incluo, devido às temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que lhe são característicos. A floração, ou desabrochar das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa.

Quando o ipê começa a florescer, prenuncia-se a chegada dessa estação e tudo se modifica. Os animais apresentam comportamentos específicos nessa estação. Muitos tendem a sair do seu período de hibernação. Há mudança, também, no comportamento de animais polinizadores, como os beija-flores e as abelhas. Devido ao florescimento de algumas espécies, esses animais aumentam a sua atividade, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais.

Esse ciclo reprodutivo também se manifesta nos animais. É o período em que as fêmeas entram em cio e recebem o macho para a cópula que resultará na multiplicação da espécie. Entre os humanos, a primavera faz com que despertem e, saindo de seus casulos, dão mais atenção aos seus jardins, cultivam flores, plantas e árvores e, amam mais fortemente. Tornam a vida mais colorida. Mas esse privilégio de viver assim, essa primavera, está reservado para quem vive no sul. Nas demais regiões do Brasil, não há essa definição das quatro estações com temperaturas e climas bem definidos. No Brasil central, prevalece a temperatura elevada com baixa umidade do ar. Não tem a beleza que encontramos no sul, com estações bem definidas e chuvas regulares, ao menos por enquanto. É por isso que me sinto mais feliz nessa época e não me convidem para morar em Brasília, Bahia, etc., porque o sul é muito mais agradável, especialmente, com o início da primavera.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dias dos Animais Anterior

Dias dos Animais

Como voltar a crescer economicamente? Próximo

Como voltar a crescer economicamente?

Colunistas do Impresso