colunistas do impresso

Iluminação pública

Acredito que somente "elementos" noturnos gostem de viver no escuro. Quais "elementos"? Não sei e não tenho muito interesse em saber. Deixemos para quem assim vive e para quem tem interesse na escuridão. Prefiro a claridade, ainda que à noite. Locais bem iluminados a mim encantam mais. E acredito que a maioria tem essa preferência.

Pois bem. Fico alegre em saber que haverá boas novidades na área em nossa Santa Maria, o que desde já felicito aos mandatários de nossa cidade. Tenho conversado com os amigos com os quais convivo e todos já - além de acreditar - sentem-se felizes e já ansiosos pela situação a acontecer. Vem logo e seja bem-vinda, uma significativa, foi o que li e ouvi, licitação para melhorar a iluminação de 22 ruas e avenidas de nossa terra. Uma notícia que nos agrada. Disso, tenho absoluta certeza.

Antigamente e muito me lembro, éramos assustados pelos mais velhos e o que muito nos prendia dentro de casa, pelo "Velho do Saco", o "Boi Tatá", a "Mula sem Cabeça" e, por aí, vai. Ficávamos, logo que escurecia, mais quietos e recolhidos. Muito pouca luz elétrica, às vezes, não mais do que lampiões ou velas. Uma comprovação bem antiga. Mais, bem mais próximo de hoje, em casa, uma melhor iluminação, mas, nas ruas, postes baixos e luz fraca ainda amedrontavam a que andássemos desacompanhados, principalmente em noites sem luar. Hoje, o que nos mete medo, quem sabe mais não é própria escuridão, é a insegurança, o que comprova que má iluminação é motivo forte em manter muitos reclusos voluntários em suas residências. Cidades melhor iluminadas permitem uma vida mais intensa inclusive à noite. O que faz bem a todos! Essa breve e futura iluminação - tão ansiosa pelos viventes - cria uma ansiedade, sinônimo de desejo e conclusão o mais próximo possível!

Sou um tanto saudosista e, por assim ser, lembro particularmente, na Rua Dr. Bozano onde morei e vivi, o tempo de uns postes "Baixinhos" com um Bojo de vidro um tanto amarelado que permitia ler alguma coisa na rua desde que fosse muito aproximado do ponto luminoso. Quase de nada adiantavam em termos de iluminação, mas eram decorativos. E, assim, em muitos outros locais! Nossa progressista Santa Maria, acompanhando novidades do moderno, vai sim, partir em breve para uma revolução na iluminação pública, particularmente, na parte mais central da cidade e tudo ficará mais claro.

Tenho certeza de que aqueles que transitam à noite pela acampamento já notaram que o que ilumina a rua e calçadas são, na verdade, as vitrines iluminadas das lojas, muito mais mesmo do que a iluminação pública. Outro detalhe que deve ter uma revisão mais imediata possível, são nossas Praças, desde a mais central, até as periféricas.

Diferentemente do que possam pensar, minha preocupação não é a de criticar a situação. Ao contrário, é sim de auxiliar o governo municipal no repaginamento particular e prioritário do nosso Centro Histórico Santa-Mariense. Nossa cidade é linda, mas, em alguns pontos, necessita de um cabelo melhor penteado, de um batom combinando melhor. Assim vamos admirá-la mais e melhor e externar o nosso sincero orgulho! Concordam? Abraço a todos!

Texto: Bira Alves
Jornalista

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Auxílio tributário Anterior

Auxílio tributário

Prestação de contas nos alimentos Próximo

Prestação de contas nos alimentos

Colunistas do Impresso