vida e saúde

4 erros para se evitar ao ingressar na academia


Mais um ano novo chegando, planos renovados, bem como as promessas de levar uma vida mais saudável, seja por reeducação alimentar, por abandonar alguns maus hábitos ou por ingressar em um programa de exercícios físicos.

De início é muito bom, a motivação está alta e tudo é novidade. Mas é muito fácil se perder logo dessa empolgação inicial e ela virar frustração e desistência, adiando por mais um ano esses planos.

Para evitar que esse ciclo se repita, elencaremos alguns dos erros mais comuns nesse período. Que ele sirva como um guia para colocar-lhe um passo mais próximo dos seus objetivos:

FAZER MUITO E FAZER O QUANTO ANTES
Erro comum tanto entre iniciantes quanto entre praticantes experientes que pararam por um tempo. Tentar compensar o tempo perdido com treinos mirabolantes, extensos e demasiadamente pesados é uma receita perfeita para dores musculares/articulares horrendas. Na melhor das hipóteses, ineficiente. Na pior, lesivo. 

Ouça seu professor/ instrutor e evolua gradativamente. Aproveite cada etapa da jornada

NÃO COMER O SUFICIENTE NA ÂNSIA DE PERDER PESO
Novamente pensando de forma imediatista, sem uma orientação nutricional adequada, é comum cortar calorias demasiadamente. Erro que sabota diretamente o desempenho dos treinos. Sem energia não há treino que evolua. A dica aqui é bem óbvia: procure um bom nutricionista e siga o plano

DEPOSITAR MUITA ESPERANÇA EM SUPLEMENTOS
A oferta é tentadora: anúncios chamativos, slogans pegajosos, cores vivas e modelos no ápice da forma física. A indústria da suplementação não joga para perder. Mas quanto disso realmente é necessário para você? Bem pouco, em se tratando de pessoas não-atletas...

Dá pra contar nos dedos de uma mão (e sobram dedos) quais suplementos realmente dariam um ganho significativo nos seus resultados. E isso só acontecerá com uma dieta bem ajustada. Usar suplementos para compensar uma dieta ruim é andar em círculos

MUDAR DE TREINO A CADA NOVA TENDÊNCIA
A informação está aí, disponível para todos hoje, é fato. E tentar colocar em prática cada novo método de treino que você viu online ou ouviu falar pode ser empolgante. Mas e o treino que você vinha fazendo, durou quanto tempo? Uma semana ou duas?

Definir um período para cada método de treino e seguir firme até o fim dele é importantíssimo para que o corpo absorva o máximo dele. Mesmo que seja para concluir que aquele método não foi tão eficiente, é necessário tempo para chegar a essa conclusão. Musculação é maratona, não 100 metros rasos. 

Com isso em mente, podemos manter as promessas da virada firmes e as fazer virarem realizações.

Bons treinos e até o próximo mês.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Qualidade de vida e saúde mental

Próximo

Refúgios