rosário do sul

VÍDEO: adolescente é agredido por colega em frente ao professor dentro da sala de aula

Um vídeo de uma agressão ocorrida dentro da sala de aula de uma escola estadual de Rosário do Sul postado pelo pai de um adolescente, de 12 anos, levou a 19º Coordenadoria Regional de Educação (19ªCRE) a abrir uma sindicância para apurar a conduta do professor que estava à frente da turma.

Nas imagens, divulgadas pelo pai do aluno agredido, o professor aparece escrevendo no quadro enquanto o adolescente de 12 anos é agredido por um colega. No vídeo, de 38 segundos, o professor não interfere nas agressões. Gravado por uma pessoa que estava na sala de aula, o vídeo mostra um aluno agarrando o outro e dizendo para ele "pedir desculpas". Em seguida, o menino é jogado no chão e agredido com tapas e empurrões. Ele chega a ser empurrado contra o quadro em que o professor escrevia. Neste momento, o professor faz um sinal com o braço e continua escrevendo. Quando os dois alunos voltam para as classes, um deles profere um palavrão e o servidor ri.

O Diário preserva as identidades das pessoas que aparecem no vídeo já que eles podem levar à identificação do adolescente vítima de agressão, o que fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O VÍDEO
Conforme o pai do aluno, ele recebeu as imagens na última terça-feira, quando estava no trabalho. Revoltado, compartilhou a cena nas redes sociais no mesmo dia. O caso teria ocorrido na segunda-feira. Até a manhã desta quinta, a postagem tinha 311 reações e 462 compartilhamentos.

- Eu estava no trabalho quando uma conhecida me mandou o vídeo e disse que tinha recebido através de um grupo no Whatsapp. Depois de assistir, eu procurei imediatamente a escola. Isso é um absurdo, eu postei no meu Facebook por um questão de indignação, para que os outros pais também tomem conhecimento do que acontece dentro da sala para que não aconteça coisas mais graves - conta o pai. 

Segundo ele, o filho estuda na escola há três anos e já havia relatado outros casos de agressões dentro da sala de aula. O pai acionou o Conselho Tutelar e registrou uma ocorrência policial na delegacia de Rosário do Sul. O pai informou também que pediu a transferência do filho para outra escola.

O QUE DIZ A ESCOLA
O Diário entrou em contato com a escola, que afirmou que "já foram tomadas todas as medidas e mais detalhes do caso não serão fornecidos". Conforme a 19º Coordenadoria Regional de Educação, uma sindicância foi aberta e vai apurar os fatos. Pais, direção da escola e o professor serão ouvidos. Enquanto isso, o professor deve seguir dando aula na escola. 

A sindicância é uma investigação que ocorre no âmbito administrativo, conforme a 19º CRE. Se comprovada irregularidade na atitude do professor, ele pode ferir as normas internas que prevê que os educadores têm obrigação de zelar pelos alunos. O caso também pode se configurar como omissão ou permitir que crianças sejam colocadas em constrangimento conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Dependendo do resultado da sindicância, pode ser aberto um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que pode resultar até na exoneração do servidor público.

A reportagem enviou uma mensagem ao professor para ouvi-lo sobre o caso, mas ainda não obteve retorno. 

O QUE DIZ A POLÍCIA CIVIL
A delegacia confirma que uma ocorrência policial foi registrada pelo pai do adolescente. O delegado titular, Fábio Miguez, disse à reportagem na tarde de ontem que ainda não tinha conhecimento do caso e que iria se inteirar dos fatos antes de conversar com o Diário. Na manhã desta quinta-feira, Miguez não atendeu as ligações do jornal. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Motorista embriagado causa acidente na BR-290 em Rosário do Sul Anterior

Motorista embriagado causa acidente na BR-290 em Rosário do Sul

Motorista é flagrado dirigindo com CNH suspensa duas vezes na mesma tarde em Rosário do Sul Próximo

Motorista é flagrado dirigindo com CNH suspensa duas vezes na mesma tarde em Rosário do Sul

rosário do sul