seca

Prefeito de Dilermando de Aguiar assina decreto de emergência

18.398

Foto: Prefeitura de Dilermando de Aguiar
Prefeito Claiton Ilha (segundo, a partir da dir.) comandou a reunião que decidiu sobre a assinatura do decreto

O prefeito de Dilermando de Aguiar, Claiton Ilha, assinou na tarde desta terça-feira o decreto que declara situação de emergência no município. O ato ocorreu após uma reunião com o coronel Jacob Pinton, integrantes de administração municipal e da Defesa Civil. O encontro teve por base os dados da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura.

Segundo o levantamento, os açudes e bebedouros de várias propriedades rurais estão com os níveis de água reduzidos drasticamente, acarretando escassez de água para consumo humano e animal. O decreto cita, também, as acentuadas perdas ocorridas nas produções agropecuárias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, famílias residentes nas localidades de Capão Grande, Cerro do Biscaí e Chácara já receberam e continuam recebendo água potável através de galões (bombonas) que são distribuídas diariamente.

Os dados levantados pela Defesa Civil apontam que todo o município foi afetado pela falta de chuva. Os prejuízos ultrapassam os R$ 9 milhões. Os dados econômicos privados foram levantados e descritos em laudo emitido pela Emater e assinado pela engenheira agrônoma Luana Fernandes Tirone. Entre as perdas mais significativas, estão a cultura da soja e do milho.

*Com informações da prefeitura de Dilermando de Aguiar

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Durante pandemia, Dilermando de Aguiar cria fundo de amparo aos isolados

Próximo

Novo sistema de iluminação em Dilermando de Aguiar será inaugurado

dilermando de aguiar