combate à covid-19

VÍDEO: RS começa a vacinar idosos a partir de 85 anos na próxima semana

18.294

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

Com a chegada de novas doses de vacina contra a Covid-19 no Estado neste final de semana, a expectativa é começar, já na semana que vem, a vacinação de idosos acima de 85 anos de idade em todo o Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo governador, Eduardo Leite (PSDB), e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. 

Vacinação contra a Covid-19 segue com trabalhadores da Atenção Especializada

Neste final de semana, 193,2 mil doses de CoronaVac vão chegar ao Estado e serão repassadas em sua totalidade, sem reservas. O governo afirmou que ainda não sabe se as doses serão enviadas no sábado ou no domingo. Assim que chegarem ao Rio Grande do Sul, serão encaminhadas para os municípios. Segundo o governador, parte das doses serão usadas em profissionais de saúde, estimando o alcance de cerca 78% dos trabalhadores da saúde gaúchos. A outra parte - 147 mil doses - será usada para começar a vacinar os gaúchos idosos acima de 85 anos. O quantitativo é suficiente para imunizar cerca de 43% desse grupo, disse o governo. Os primeiros idosos a serem imunizados no Estado são os que moram em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). 


ORGANIZAÇÃO DA CAMPANHA 
Ainda no vídeo de anúncio da vacinação, a secretária disse que cabe a cada município organizar como será feita a vacinação dos primeiros idosos a partir da próxima semana. Ela disse que pode ser em unidades de saúde, por meio de teleagendamento, ou até mesmo por drive-thru, de acordo com a estratégia de cada cidade. A recomendação da SES é para que seja feito um pré-cadastro da população-alvo e, se possível, com agendamento prévio, de forma a evitar aglomeração nos locais de vacinação.

Leia outras notícias sobre vacinação 

- Certamente, os municípios têm esse papel importante de organização da campanha no seu território, pois são cerca de 147 mil para essa população. É fundamental que o município faça esse planejamento, porque estamos ampliando para uma população que podemos proteger, fazendo pré-cadastro, fazendo agenda, e temos que ter o cuidado de não desperdiçar nenhuma dose. Pode ser por meio de outras plataformas, como teleagendamento ou até mesmo drive-thru, mas sempre lembrando que os municípios devem fazer o registro da vacina, devem informar esse registro nos sistemas oficiais e não esqueçam de fazer o registro no formulário que nós criamos, que atualizem permanentemente - disse Arita. 

O governador sinalizou a possibilidade de um número maior de doses ser encaminhado ao litoral, visto que muitos idosos têm passado o distanciamento social em cidades de praia, mas ainda não há definição de número de doses por região ou município.

PLANEJAMENTO LOCAL
A prefeitura de Santa Maria já tem um plano para começar a vacinação. Como o número de doses que a cidade vai receber ainda não foi calculado pelo Estado, as definições ainda podem mudar. A data para o começo da campanha no município depende da chegada do material, que pode acontecer a partir de segunda-feira. 

Por enquanto, a vacinação deve ocorrer nos idosos em uma ação piloto descentralizada em unidades de saúde, para evitar aglomerações. Depois de definido o número de doses, a prefeitura deve informar o número de unidades em cada unidade, que deverá vacinar por ordem de chegada. Santa Maria tem uma população estimada de 7.871 pessoas acima de 80 anos, conforme a prefeitura. 

QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE
A prefeitura de Santa Maria deve comunicar, ainda nesta sexta-feira, o número de pessoas vacinadas na cidade. Até agora, o Estado já vacinou quase 215 mil pessoas, sendo 6.167 em Santa Maria. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ivermectina não tem evidência de eficácia contra a Covid-19, diz produtora da droga

Próximo

Boletim nacional soma mais de 228 mil mortes e 9,3 milhões de casos de Covid-19

Saúde