mais ágil

VÍDEO: Limpa Fila já reduziu 2 mil pacientes, diz prefeitura

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Há duas semanas, a prefeitura lançou o programa Limpa Fila. O objetivo é reduzir a espera por consultas especializadas ou exames de quem aguarda há mais de dois anos na fila. Até esta terça-feira, conforme o Executivo, cerca de 6,5 mil pessoas esperavam por atendimento (3.736 para consultas e 2.858 para exames). Quando o programa começou, eram 8,6 mil na lista, o que representa uma redução de 25% na demanda ou 2,1 mil pacientes a menos na fila.   


A prefeitura diz que, na próxima semana, divulgará mais detalhes sobre os dados, que, por enquanto, não mostram o destino e os motivos pelos quais os pacientes saíram da lista. O secretário da Saúde, Francisco Harrisson, explica que essa ação segue a resolução 430/15 da Comissão de Intergestores Biopartite (CIB), que prevê a análise periodicamente. Por isso, segundo ele, o programa tem foco em quem fez o pedido até agosto de 2017, e não considera as novas solicitações, de setembro de 2018 a setembro de 2019.

- A ideia é voltar à lista de tempos em tempos e esperamos que chegue em um ponto que ninguém mais espere dois anos por uma consulta ou exame - diz Harrisson.

Leia mais sobre Saúde

Para a revisão da lista de espera, a prefeitura solicita que os pacientes procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para passar por consulta com um clínico geral. Segundo o Executivo, o público-alvo do Limpa Fila é o usuário que foi contatado no Fila Zero, não obteve retorno por estar com o cadastro desatualizado, mas ainda necessita do atendimento. Para atualizar os dados, a pessoa deve comparecer até a unidade de saúde e ter em mãos documento com foto e comprovante de residência.

POUCO CONHECIMENTO
Na quinta e na sexta-feira da semana passada, a reportagem do Diário foi a quatro UBSs de Santa Maria e constatou que o movimento ainda era fraco em relação ao programa, com poucas pessoas comparecendo por causa do Limpa Fila.

Na UBS Itararé, o vigilante Ivo Humberto Dias da Silveira, 56 anos, chegava com a esposa, Pedrolina Fernandes da Silveira, 69, na manhã de quinta-feira. Mesmo sendo um dos pacientes solicitados a comparecer via programa, ele foi até a UBS para que a mulher fizesse nebulização.

Focos de Aedes aegypti diminuem em Santa Maria

Ivo não sabia sobre o Limpa Fila e conta que aguarda uma consulta com cardiologista há dois anos e quatro meses. O vigilante fez uma cirurgia no coração em maio de 2016 e até maio de 2017 seguiu acompanhamento no Hospital Universitário (Husm). Porém, depois de um ano, foi informado que deveria seguir as consultas pela Atenção Básica.

- Como não podia esperar, a família apertou as finanças e paguei consulta particular, mas tenho angina (doença cardíaca) e preciso de várias consultas por ano. E não temos como pagar. Nem sabia que tinha que vir aqui no postinho por causa de fila - conta.

Assinado termo para instalação da Central Telefônica do Samu

Na mesma UBS, as recepcionistas contam que muitas pessoas estão ligando para saber se estão no perfil de pacientes do Limpa Fila, mas a maioria fez solicitações há menos de dois anos. Em outra unidade, as atendentes disseram, na sexta, que nenhum paciente buscou atendimento ou mesmo ligou em busca de informações. 

TOP 10
As 10 especialidades e exames mais solicitados pelos pacientes

  • Oftalmologia
  • Traumatologia
  • Neurologia
  • Cardiologia
  • Gastroenterologia
  • Ultrassom
  • Endoscopia
  • Colonoscopia
  • Raio X
  • Eletrocardiograma

*Fonte Prefeitura de Santa Maria

ENTENDA: Fila Zero x Limpa Fila
Segundo a prefeitura, os programas são complementares: 

  • No Fila Zero, a Secretaria de Saúde ligava para todos os pacientes com pedidos de exame e de consulta anteriores a 2016
  • Porém, em caso de os pacientes não atenderem às ligações, não eram retirados da fila
  • Agora, o Limpa Fila é para pedidos anteriores a agosto de 2017, sendo que os pacientes estão sendo retirados da fila
  • Por isso, é preciso o retorno às unidades de saúde para verificar a real necessidade do pedido de exame ou consulta

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ebserh cria Central de Laudos em Brasília para desafogar o Husm

Veja o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para esta semana Próximo

Veja o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para esta semana

Saúde