santa maria

Teatro, oficinas e shows animam crianças hospitalizadas

João Pedro Lamas

Fotos: Centro de Tratamento para Crianças com Câncer (Divulgação)

Em alusão ao Dia da Criança, que ocorre no próximo domingo, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) resolveu que toda esta semana será da criança.

De segunda até domingo, com exceção de sexta, que é feriado, as crianças e adolescentes hospitalizadas terão atividades recreativas durante o período da tarde. Entre elas, teatro, fotografia, oficina de arte e apresentações musicais.

Postos de saúde terão exames, corte de cabelo e massagem gratuitas

A iniciativa partiu da equipe voluntária que integra o Projeto Educa Ação Lúdica Hospitalar, que com antecedência conversou com a direção do Husm e viabilizou, junto à comunidade santa-mariense, todas as atividades com as quais as crianças e adolescentes se divertirão.

A pedagoga que está à frente do atendimento pedagógico no Husm, Jane Schumacher, conta que o enfoque das atividades é quem está internado no Centro de Tratamento para Crianças com Câncer (CTCriac). Segundo ela, número de crianças hospitalizadas varia, pois, no dia a dia, algumas têm alta e outras recebem baixa, mas gira em torno de 10 a 12 por vez.

- As integrante do grupo perceberam a necessidade de ter alguma coisa assim. Desde de que retomamos os atendimentos pedagógicos, na metade do ano, as voluntárias têm percebido resultado, empolgação nas crianças. Então, trabalharam para que houvesse atividades toda a semana - explica a professora Jane.

Projeto da UFSM promove recital para crianças em tratamento de câncer

Quando fala dos atendimentos pedagógicos, ela se refere à equipe que ajuda quem está hospitalizado seja com atividades recreativas como pintura até reforço escolar. O auxílio ocorre junto ao leito das crianças de segunda quinta, o ano inteiro.

No caso do reforço escolar, a equipe tem uma lista de escolas onde as crianças e adolescentes estudam, assim, fazem o contato com a instituição para solicitar a grade curricular e os conteúdos que são trabalhados em sala de aula. O próprio hospital se responsabiliza por encaminhar um documento falando sobre o direito da assistência para então viabilizar as lições.

O entendimento do hospital é de que não é porque o aluno está hospitalizado que ficará afastado do processo de ensino-aprendizagem, independentemente do nível: infantil, fundamental ou médio.

SEMANA DA CRIANÇA

  • Segunda - Teatro e Cabine fotográfica 
  • Terça - Oficinas de arte
  • Quarta - Toy Theatre
  • Quinta - Oficina com silicone
  • Domingo - Dia da fantasia, com Dany Recreações e Grupo de Percussão Cuíca

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No mês de prevenção ao câncer de mama, população conta com 3 mamógrafos para exames gratuitos Anterior

No mês de prevenção ao câncer de mama, população conta com 3 mamógrafos para exames gratuitos

Justiça concede ampliação da licença-paternidade para servidor da UFSM que adotou dois irmãos Próximo

Justiça concede ampliação da licença-paternidade para servidor da UFSM que adotou dois irmãos

Saúde