surto de toxoplasmose

Sobe para 218 o número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria

Carmen Staggemeier Xavier e Thays Ceretta

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS) divulgou, nesta terça-feira, um novo boletim com os dados atualizados sobre a toxoplasmose em Santa Maria. Conforme o levantamento, já são 218 casos confirmados na cidade - até a última sexta-feira, eram 176 comprovações. Os números reforçam que esse é o maior surto da doença do Rio Grande do Sul. E o total de casos deve aumentar, já que 319 casos suspeitos seguem em investigação e análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Desse número, 103 são de gestantes, o que preocupa as autoridades da área de saúde.

: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : : 

Também seguem em análise os exames que podem, ou não, indicar se a morte de dois fetos - um de 28 semanas gestacionais e outro com 36 semanas - ocorreram por causa da toxoplasmose (mães tiveram sorologia positiva confirmada por exames). Além dos dois óbitos fetais, o aborto em uma grávida de 15 semanas gestacionais está sendo investigado. Por conta disso, a preocupação maior dos profissionais em saúde segue sendo com as gestantes (85 casos suspeitos aguardam resultado dos exames do Lacen) e crianças pequenas.

Segundo o prefeito, Jorge Pozzobom, a situação continua a mesma, não há motivo para pânico.
- Do que está sendo investigado, 70% está caindo fora, tudo está seguindo no mesmo ritmo. Nós entendemos que não há nenhuma anormalidade para gerar pânico, evidentemente que a investigação continua. Não podemos deixar de seguir com a prevenção - disse o prefeito. 

Aplicativo ajuda a analisar o surto de toxoplasmose em Santa Maria

Como ainda não há definições sobre a causa da contaminação, os médicos destacam que é preciso manter as medidas de prevenção, como o uso somente de água fervida ou mineral, cozimento adequado dos alimentos, especialmente da carne, e o cuidado com a lavagem dos hortifrútis, além de acompanhamento médico constante. Caso alguma perceba os sintomas característicos da doença (confira no quadro ao lado), é preciso procurar, imediatamente, uma unidade básica de saúde.

O que diz o boletim
Confira os dados divulgados nesta terça-feira: 

  • Até terça, 792 casos foram notificados pelos médicos da rede pública e da área privada à Superintendência de Vigilância em Saúde 
  • 617 casos são suspeitos
  • Até agora, 218 casos foram confirmados com a toxoplasmose pelo Lacen/RS
  • 20 desses casos são gestantes
  • 70 casos deram resultado negativo
  • 319 casos estão em investigação, sendo 103 de gestantes
  • A causa da morte de dois fetos (de 28 e 36 semanas) segue em investigação. As mães tiveram sorologia positiva para a doença. Além disso, um caso de aborto de uma gestante que estava com 15 semanas também é analisado pelo Lacen

Fonte: Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diante do surto de toxoplasmose, Hemocentro adota novos critérios para doação de sangue Anterior

Diante do surto de toxoplasmose, Hemocentro adota novos critérios para doação de sangue

Gestantes somam 20 casos confirmados de toxoplasmose e 85 suspeitas Próximo

Gestantes somam 20 casos confirmados de toxoplasmose e 85 suspeitas

Saúde