pandemia

São Gabriel e Caçapava do Sul têm casos de coronavírus descartados

18.398

*Matéria atualizada às 12h20min do dia 17 de março de 2020

Um dos casos suspeitos de coronavírus em São Gabriel foi descartado no final da tarde desta segunda-feira. De acordo com o secretário municipal de saúde, Ricardo Coirolo, ainda falta o resultado do exame de outra paciente, uma idosa de 63 anos. Em Caçapava do Sul, os dois casos que eram suspeitos também deram negativo. 

SÃO GABRIEL
O secretário Coirolo explica que o caso descartado era de um jovem, de 21 anos, que estuda em Alegrete e teve contato com um professor de lá que esteve no Exterior, e que também esteve com suspeita de coronavírus. Conforme Coirolo, o resultado do exame do professor ficou pronto e deu resultado negativo, descartando, automaticamente, o caso de São Gabriel.

Leia todas as informações sobre o coronavírus 

O caso ainda considerado suspeito no município é de uma idosa, de 63 anos, que voltou de uma viagem pela América do Sul no dia 8 de março e começou a apresentar sintomas no último sábado. Segundo o secretário, o caso não é grave e a idosa está em isolamento domiciliar. O exame deve ficar pronto em até 48 horas. 

Além dos dois casos, outro já havia sido descartado em 6 de março. Uma jovem, de 22 anos, havia procurado uma unidade de saúde de São Gabriel no dia 26 de fevereiro após apresentar um quadro de infecção respiratória com tosse e febre. Ela havia retornado recentemente da França.

CAÇAPAVA DO SUL
Em Caçapava do Sul, conforme a Secretaria de Saúde, um dos casos suspeitos era de uma jovem, de 29 anos, que retornou de uma viagem no Exterior e apresentou os sintomas. O outro caso era um idoso, de 85 anos, morador da Argentina, que estava em viagem e passou mal na última quinta-feira durante o trajeto, e foi atendido em Caçapava do Sul. 

- Mesmo com o descarte destas duas suspeitas do vírus, a prevenção não pode parar. Todo cuidado é pouco neste momento, pedimos a compreensão da população que evitem aglomerações, mais atenção na higiene das mãos e principalmente evitem viagens que não forem de extrema importância - ressaltou a secretária de Saúde, Inês Salles.

REGIÃO
Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria Estadual de Saúde, há cinco casos suspeitos de coronavírus na região: três em Santa Maria, Um em Cruz Alta e um em Caçapava do Sul. Os casos de São Gabriel e um dos casos de Caçapava não apareceram no boletim.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital cria atendimento telefônico para pacientes com sintomas de coronavírus Anterior

Hospital cria atendimento telefônico para pacientes com sintomas de coronavírus

Próximo

Brasil registra a primeira morte por coronavírus

Saúde