*Matéria atualizada às 12h20min do dia 17 de março de 2020
Um dos casos suspeitos de coronavírus em São Gabriel foi descartado no final da tarde desta segunda-feira. De acordo com o secretário municipal de saúde, Ricardo Coirolo, ainda falta o resultado do exame de outra paciente, uma idosa de 63 anos. Em Caçapava do Sul, os dois casos que eram suspeitos também deram negativo.
SÃO GABRIEL
O secretário Coirolo explica que o caso descartado era de um jovem, de 21 anos, que estuda em Alegrete e teve contato com um professor de lá que esteve no Exterior, e que também esteve com suspeita de coronavírus. Conforme Coirolo, o resultado do exame do professor ficou pronto e deu resultado negativo, descartando, automaticamente, o caso de São Gabriel.
Leia todas as informações sobre o coronavírus
O caso ainda considerado suspeito no município é de uma idosa, de 63 anos, que voltou de uma viagem pela América do Sul no dia 8 de março e começou a apresentar sintomas no último sábado. Segundo o secretário, o caso não é grave e a idosa está em isolamento domiciliar. O exame deve ficar pronto em até 48 horas.
Além dos dois casos, outro já havia sido descartado em 6 de março. Uma jovem, de 22 anos, havia procurado uma unidade de saúde de São Gabriel no dia 26 de fevereiro após apresentar um quadro de infecção respiratória com tosse e febre. Ela havia retornado recentemente da França.
CAÇAPAVA DO SUL
Em Caçapava do Sul, conforme a Secretaria de Saúde, um dos casos suspeitos era de uma jovem, de 29 anos, que retornou de uma viagem no Exterior e apresentou os sintomas. O outro caso era um idoso, de 85 anos, morador da Argentina, que estava em viagem e passou mal na última quinta-feira durante o trajeto, e foi atendido em Caçapava do Sul.
- Mesmo com o descarte destas duas suspeitas do vírus, a prevenção não pode parar. Todo cuidado é pouco neste momento, pedimos a compreensão da população que evitem aglomerações, mais atenção na higiene das mãos e principalmente evitem viagens que não forem de extrema importância - ressaltou a secretária de Saúde, Inês Salles.
REGIÃO
Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria Estadual de Saúde, há cinco casos suspeitos de coronavírus na região: três em Santa Maria, Um em Cruz Alta e um em Caçapava do Sul. Os casos de São Gabriel e um dos casos de Caçapava não apareceram no boletim.