novas cepas

Santa Maria não tem 'variantes de preocupação', aponta boletim genômico

Leonardo Catto

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) divulgou mais um boletim genômico sobre as variantes do coronavírus no Rio Grande do Sul. Nesta semana, foi confirmada a presença da variante P.1, conhecida como "variante de Manaus", em Porto Alegre. O boletim aponta, ainda, que há transmissão comunitária desta mutação na Capital.

Estado chega a 13.188 óbitos por Covid-19

Em Santa Maria, contudo, a única variação presente  apontada no boletim é a B.1.1.28, a segunda mais frequente no Brasil. Essa não configura entre as "variantes de preocupação", como as que tiveram origem no Reino Unido, na África do Sul e em Manaus.

Brasil negocia 13 milhões de doses da Moderna até o final de 2021

O boletim inclui amostras coletadas desde 9 de março de 2020 até 23 de fevereiro deste ano. A maioria é proveniente do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) e do Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade FeeVale. As sequências foram depositadas principalmente pela Fiocruz, Laboratório Nacional de Computação Científica e Cevs/RS.

Prefeitura de Santa Maria avalia medidas, mas não deve decretar lockdown

Os exames foram de indivíduos residentes em 99 dos 497 municípios do Estado, e 19 exames não apresentavam registro do local de residência. A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Hospital de Caridade vai abrir 10 novos leitos de UTI para Covid-19

Estado chega a 13.188 óbitos por Covid-19 Próximo

Estado chega a 13.188 óbitos por Covid-19

Saúde