coronavírus

Santa Maria ganhará mais 25 leitos para pacientes com Covid-19

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

O Hospital Universitário de Santa Maria anunciou, na tarde desta quarta-feira, a abertura de 15 leitos de enfermaria semi-intensivos para tratamento de pacientes com Covid-19. Desses, 10 leitos já estão abertos e outros cinco serão abertos até sexta-feira. Os outros cinco abrem até sexta-feira. O Hospital Regional deve ganhar mais 10 leitos, também semi-intensivos, que devem entrar em funcionamento na próxima semana. 

HUSM
Atualmente, nove pacientes estão internados nos leitos clínicos. O outro deverá ser ocupado, nas próximas horas, por um dos pacientes que aguarda na UPA e em hospitais da região.

- Atualmente, a maior demanda no Estado são leitos de UTI. Esses leitos clínicos irão permitir a saída mais precoce dos pacientes da CTI para o leito clínico, dentro do hospital e próximo da CTI. Liberando, dessa forma, os leitos da UTI para novos atendimentos - explica Elaine Resener, superintendente do HUSM.

Em Santa Maria, manifesto de mais de 200 médicos pede tratamento precoce

Os leitos clínicos serão instalados na área onde funcionava - até semana passada - a UTI Covid, no Pronto-Socorro do hospital.

- Estamos abrindo de forma gradual, porque necessitamos equipamentos, que vão desde cama até a convocação dos trabalhadores da saúde pelo Processo Seletivo Simplificado, iniciadas ontem - afirma Soeli Guerra, Gerente de Atenção à Saúde do HUSM.

Os 10 primeiros leitos foram abertos com camas cedidas pelo Hospital Regional e os insumos básicos, medicamentos, monitores, oxímetros e aparelhos de pressão do próprio Husm.

Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, o Husm ampliou também a oferta de leitos de UTI para o tratamento contra Covid, de 15 para 20, no mesmo dia em que anunciou a transferência dos pacientes para a nova Central de UTIs, no segundo andar do prédio do Pronto-Socorro.

Atualmente, 17 pacientes aguardam leito de UTI no Gerint - sistema de regulação de internações hospitalares do Governo do Estado.

HOSPITAL REGIONAL
No Regional, os 10 leitos foram confirmados nesta tarde pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). Os leitos também são de característica semi-intensiva, ou seja, são prontos para receber pacientes que têm condições de deixar a UTI.

A mobilização dos leitos foi anunciada após a ida de Pozzobom, do prefeito Jocelvio Cardoso, de Formigueiro, presidente da AMCentro, e Paulo Ricardo Salerno, de Restinga Sêca, presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (Circ) a Porto Alegre para tratar do tema junto ao governo estadual.

*Com informações da assessoria de comunicação do Husm 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria registra primeiro caso de dengue de 2021 Anterior

Santa Maria registra primeiro caso de dengue de 2021

Próximo

'Estamos no pior momento, uma calamidade mesmo após um ano de pandemia', diz médica intensivista

Saúde