até agosto

RS vai terminar de aplicar primeira dose em gaúchos acima de 18 anos neste mês

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Uma nova projeção para a aplicação de primeira dose em todos os gaúchos acima de 18 anos foi anunciada pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Agora, é esperado concluir este público ainda em agosto. A expectativa até então era para 7 de setembro.

-  Apesar da expectativa positiva na luta contra a pandemia, ainda precisamos de muitos cuidados, conforme os Avisos emitidos pelo Gabinete de Crise - escreveu o governador no Twitter.

Ação de segunda dose terá horário estendido nesta quinta-feira

A revisão foi feita considerando o ritmo de imunização dos municípios e o anúncio de envio de doses pelo Ministério da Saúde. Em agosto, o Rio Grande do Sul projeta receber do Ministério da Saúde 1.703.000 doses de imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac para primeira e segunda doses. Esse quantitativo é suficiente para destinar primeiras doses para toda a população de até 18 anos, de acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Nesta quarta-feira, da população vacinável acima de 18 anos no Estado (8.958.689), 73,8% receberam ao menos uma dose ou a dose única da Janssen. Entre os residentes, 6.378.377 pessoas já receberam a primeira dose ou a dose única. Ainda falta vacinar 882.091 pessoas da faixa etária entre 18 e 39 anos.

Para alcançar a chamada imunidade coletiva, é necessário, no mínimo, 70% da população com as duas doses ou dose única, mas de forma homogênea entre municípios e idades. Segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmannn, há uma disparidade grande na aplicação das vacinas entre os municípios, porque alguns evoluem por grupo etário sem que toda a população vacinável daquela faixa tenha sido imunizada.

Este foi o segundo anúncio de antecipação. A primeira data anunciada era 30 de setembro. A previsão é pela aplicação da primeira dose no caso das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. A imunização completa era prevista para o mês de dezembro em todos os adultos, mas pode ser antecipada já que o Estado mudou o intervalo entre doses para 10 a 12 semanas.

Com mais uma morte, Santa Maria soma 811 óbitos em decorrência da Covid-19

EM SANTA MARIA
O município pode alcançar a meta antes do Estado. Entretanto, não há data, já que o avanço de aplicação depende do envio de remessas de novas doses. Atualmente, Santa Maria já iniciou todos os grupos prioritários e começa a população em geral a partir dos 29 anos no próximo sábado. Parte das faixas etárias menores que essa idade já foram vacinadas em grupos de comorbidades e grupos de trabalhadores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: 1,2 mil pessoas têm segunda dose contra Covid-19 com atraso em Santa Maria

Próximo

Região de Santa Maria recebe Aviso do Gabinete de Crise do Estado

Saúde