imunização contra Covid-19

Santa Maria pode concluir aplicação da primeira dose antes da meta estadual

Projeção gaúcha é para 20 de setembro. No município, não há data, mas cidade tem cenário de faixa etárias mais avançado. Conclusão depende do envio e distribuição de vacinas

Leonardo Catto
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

O governo estadual espera que todos os gaúchos acima de 18 anos tenham a primeira dose contra a Covid-19 até o dia 20 de setembro. A previsão é simbólica pelo feriado da Revolta Farroupilha e também adianta em 10 dias a previsão anunciada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) no começo de junho.

- A gente prevê também a reserva da segunda dose, que vamos receber até lá, para aplicação nas semanas seguintes, de acordo com o período de cada uma das fabricantes - comentou Leite, citando que a estimativa é concluir a aplicação da segunda doses, em todo o Rio Grande do Sul, até dezembro deste ano.

Santa Maria recebe primeiras doses da Janssen nesta sexta-feira

A projeção é feita com base em estimativas de doses entregues pelo Ministério da Saúde. Por isso, as datas podem variar. Para que ocorra como o planejado, é esperado o envio de aproximadamente 2,2 milhões de doses mensalmente.

Segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann, há a possibilidade de a cobertura vacinal ser ainda maior, já que 410 dos 497 municípios gaúchos já aplicam a primeira dose em população com menos de 50 anos. Em Santa Maria, não foi confirmada a data. Entretanto, é projetado para ainda antes de 20 de setembro, a depender do envio de remessas.

SANTA MARIA
O município vai começar a vacinação da faixa etária a partir dos 41 anos neste sábado. É um avanço maior que outras cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul, que vacinam a faixa acima de 50 anos, e Pelotas, que está na população a partir de 49 anos.

O cenário é explicado pelo secretário municipal da Saúde, Guilherme Ribas, por diferenças de organização entre os municípios. Ele considera que Santa Maria ainda vai começar a imunizar grupos prioritários da indústria, caminhoneiros e trabalhadores de limpeza e coleta de resíduos. Esses grupos podem ter já começado em outras cidades, ao passo que as faixas etárias ainda não baixaram.

- Houve cidades que pararam por causa da aplicação da segunda dose da CoronaVac. Santa Maria não parou. Baixamos a idade, mas com a corda esticada - explica Ribas.

Teste de vacina contra Covid-19 na UFSM chega na fase final de recrutamento

Santa Maria, contudo, não mantém atualizado o painel de vacinação do Estado. O dado de doses aplicadas segue em dia apenas no vacinômetro municipal. A prefeitura aponta que 43% de todos santa-marienses têm a primeira dose. Com o esquema vacinal já completo, são 15%. Segundo Ribas, uma força-tarefa está empenhada na atualização do painel estadual, o que é feito manualmente. Outra dificuldade é que, ao mesmo tempo em que se atualiza, mais doses são aplicadas na cidade.

- Nosso objetivo é vacinar. Já estivemos abaixo (na atualização). Buscamos celeridade na vacina e também no registro - destaca o secretário.


AVANÇO
Os grupos prioritários restantes devem ser contemplados a partir da próxima semana. Isso deve fazer com que o avanço da faixa etária não seja tão veloz como foi nos últimos dias. O município também toma o cuidado para não usar mais de um tipo de imunizante na mesma ação.

A aplicação em cada grupo, portanto, é analisada de acordo com a remessa recebida. Por exemplo, é considerado que os caminhoneiros possam receber a vacina da Janssen. Isso porque ela é aplicada em apenas uma dose, e esse público pode não passar novamente pela cidade. A definição sobre o uso desse imunizante ainda será acertada em reunião do grupo de trabalho da vacinação da prefeitura marcada para hoje.

PROJEÇÃO DE 1ª DOSE NO RS

  • 22 a 30 de junho: 59 aos 50 anos
  • 1º a 15 de julho: 49 aos 45 anos
  • 16 a 31 de julho: 44 aos 40 anos
  • 1º a 15 de agosto: 39 aos 35 anos
  • 16 a 31 de agosto: 34 aos 28 anos
  • 1º a 20 de setembro: 27 aos 18 anos


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190