imunização

RS vai receber vacinas suficientes para zerar segundas doses atrasadas

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Mauro Nascimento (Palácio Piratini)

A partir desta semana, o Rio Grande do Sul espera colocar em dia as segundas doses da vacina contra a Covid-19 que estão atrasadas. São cerca de 179 mil gaúchos que já poderiam receber o reforço, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Desses, 3,9 mil são idosos de Santa Maria que tiveram a segunda dose adiada por falta de vacinas.

Rio Grande do sul registra mais 28 óbitos associados à Covid-19 neste domingo

CORONAVAC
A normalização é esperada a partir de novo lote de CoronaVac que será encaminhado pelo Ministério da Saúde. Entre esta segunda e terça-feira, o Estado receberá 188,8 mil doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. 

ASTRAZENECA
Também são esperadas 269.100 doses da AstraZeneca. O Estado já distribuiu doses suficientes para completar o esquema vacinal de quem recebeu a primeira dose deste imunizante.

Neste caso, o Rio Grande do Sul tem estoque de vacinas da AstraZeneca para todos que precisam da dose de reforço até, pelo menos, a metade de julho.

Vacinação contra Covid-19 tem ações todos os dias nesta semana em Santa Maria

PFIZER
São esperadas 39.780 da Pfizer. Ainda não foi informado o quantitativo por município. Entretanto, devido à necessidade de resfriamento, as vacinas da Pfizer ainda são utilizadas somente em Porto Alegre.

O governo estadual distribuiu 310 câmaras de conservação para municípios com menos de 100 mil habitantes mais distantes da capital. Na região, Júlio de Castilhos recebeu três câmaras. De acordo com o secretário de Administração, Anastacio Biacchi Mario Da Rosa, os equipamentos serão usados para armazenagem das vacinas contra Covid-19, mas não há confirmação de envio de doses da Pfizer para o Interior.

Em dezembro de 2020, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mensurou pelo menos 13 ultrafreezers que podem operar a - 80ºC. Não há confirmação de que eles serão utilizados para armazenar vacinas neste momento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelo quarto dia seguido, ocupação de leitos UTI na rede pública está acima dos 100% Anterior

Pelo quarto dia seguido, ocupação de leitos UTI na rede pública está acima dos 100%

Rio Grande do sul registra mais 28 óbitos associados à Covid-19 neste domingo Próximo

Rio Grande do sul registra mais 28 óbitos associados à Covid-19 neste domingo

Saúde