imunização

Profissionais de saúde da linha de frente serão os primeiros a receber vacina em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Pedro Piegas (Diário)/
No setor municipal de imunização estão as doses reservadas para Santa Maria 

As primeiras doses da vacina que chegaram em Santa Maria já começam a ser aplicadas nesta terça e continuam nesta quarta-feira. Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 serão os primeiros imunizados na cidade, o critério foi definido pela prefeitura.  A cidade terá doses para vacinar um total de 4,2 mil pessoas nesta primeira fase. A partir do ato simbólico, quando duas profissionais de saúde serão as primeiras vacinadas, outros trabalhadores já vão receber a primeira dose também. 

AO VIVO: vacinas para região chegam nesta tarde em Santa Maria

No total, serão 25 trabalhadores do Centro de Referência da Covid-19, que trabalham na coleta de testes de pessoas com suspeita de coronavírus, vacinados agora. Parte deles recebe a dose ainda hoje e o restante será vacinado ainda nesta quarta-feira. Além deles, equipes de saúde dos hospitais da cidade vão ser imunizados ainda esta semana. Dependendo do quantitativo destinado aos hospitais, outras doses poderão ser encaminhadas aos lares de idosos de longa permanência e comunidade indígena.

CARTEIRA DE VACINAÇÃO
A vacina é feita em duas doses: depois da primeira, em cerca de um mês depois é preciso tomar a segunda. Cada pessoa que tomar a primeira dose vai receber a carteirinha, item que será exigido na hora de tomar a segunda dose.

NA LINHA DE FRENTE
Nesta quarta-feira, os hospitais da cidade serão chamados pela prefeitura, que entregará doses para começar a imunização dos profissionais. Como não haverá doses para todos ainda, cada hospital vai definir o próprio critério para definir quais profissionais vão se vacinar nos próximos dias. Podem ser equipes da Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de leitos clínicos. Cada instituição vai escolher entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e profissionais de limpeza, por exemplo. 

IDOSOS E INDÍGENAS 
Depois de distribuir as vacinas para os hospitais, a prefeitura deve confirmar se vai encaminhar ainda nesta semana as doses para idosos que vivem em lares de longa permanência e indígenas que vivem em aldeias. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Desde a chegada, como foi o começo da vacinação contra Covid-19 em Santa Maria Anterior

Desde a chegada, como foi o começo da vacinação contra Covid-19 em Santa Maria

Próximo

AO VIVO: ato simbólico do começo da vacinação em Santa Maria ocorre às 20h

Saúde