imunização

AO VIVO: ato simbólico do começo da vacinação em Santa Maria ocorre às 20h

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: SES (Divulgação)

As tão esperadas doses da vacina contra a Covid-19 desembarcaram em solo gaúcho na noite desta segunda-feira na Capital. Na manhã desta terça-feira, os lotes começam a ser distribuídos às 18 regionais de saúde. Acompanhe abaixo atualizações ao vivo sobre a distribuição das doses no Estado e o caminho do imunizante até Santa Maria. As publicações estão marcadas com a #vacinaSM.

Indígena, idosa e profissionais de saúde são os primeiros vacinados no RS

Para trazer as doses até a região de Santa Maria, um carro da 4º Coordenaria Regional de Saúde (4ª CRS) saiu do coração do Rio Grande às 5h desta terça. A partir das 9h, a vacina será liberada para retirada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), por ordem de chegada - isso vale para as regiões de Santa Maria, Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Alegrete, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Osório. 

As demais localidades vão receber por via área, transportadas por duas aeronaves da Brigada Militar. O primeiro voo saiu às 8h30min, e deve pousar em Erechim às 9h15min e em Palmeira das Missões às 9h50min. Um helicóptero também saiu de Porto Alegre às 8h30min e desembarca às 9h em Caxias do Sul. Mais tarde, às 11h30min, outro voo sai da Capital e deve pousar às 12h10min em Carazinho e às 13h em Santo Ângelo. 

DIVISÃO
As doses serão distribuídas aos municípios em número proporcional. Serão 30 mil doses para idosos em lares de permanência e pessoas com deficiência e 15 mil doses a indígenas que vivem em aldeias. Isso significa 100% da população desses grupos no Estado. Os profissionais de saúde não serão vacinados em sua totalidade nos primeiros dias. Segundo Arita, seriam necessárias 360 mil doses somente para os profissionais gaúchos mas, no momento, são 120 mil dedicado ao grupo, suficiente para cerca de 34%.

IMUNIZAÇÃO
Assim que as vacinas estiverem em Santa Maria, a previsão da prefeitura é que a vacinação comece. Isso pode ocorrer ainda nesta terça-feira ou, dependendo do horário que chegar na cidade, na quarta-feira. Para marcar este momento, um ato simbólico será realizado no Centro de Referência Municipal da Covid-19 (Rua Conrado Hoffmann, 277) e vacinará as duas primeiras pessoas: a farmacêutica Catrine de Souza Machado, 30 anos, e a enfermeira Talissa Farias Arruda, 36 anos, ambas servidoras públicas que atuam na linha de frente no combate à pandemia. Além delas, no mesmo dia, serão vacinados outros profissionais no mesmo local.

Durante o ato simbólico, as demais doses serão encaminhadas pelo Município para as seguintes instituições: Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Pronto-Atendimento Municipal (PAM) do Patronato, Pronto-Atendimento da Tancredo Neves, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Regional, Hospital de Caridade Alcides Brum e Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Em caso de um maior quantitativo de doses, lares que abrigam idosos também poderão receber os imunizantes, que serão destinados aos profissionais que atuam no cuidado aos abrigados. Cada instituição de saúde ou lar de idosos é responsável pela definição das pessoas que serão imunizadas.

*colaborou Felipe Backes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Profissionais de saúde da linha de frente serão os primeiros a receber vacina em Santa Maria Anterior

Profissionais de saúde da linha de frente serão os primeiros a receber vacina em Santa Maria

Indígena, idosa e profissionais de saúde são os primeiros vacinados no RS Próximo

Indígena, idosa e profissionais de saúde são os primeiros vacinados no RS

Saúde