Influenza H3N2

Primeira morte por Influenza H3N2 do ano é confirmada no Estado

Confirmada a primeira morte em decorrência da gripe Influenza do tipo A-H3N2 no Rio Grande do Sul neste ano. A vítima é uma idosa de 67 anos, moradora da cidade de São Francisco de Paula, na região nordeste do Estado. Segundo dados da secretária de saúde (SES), a vítima tinha registro de doenças crônicas e não havia recebido medicação antiviral. O óbito foi nesta quarta.

Até o momento, estado registra 24 casos, todos identificados no mês de dezembro. Destes, apenas oito precisaram de hospitalização. 

Veja como fica o funcionamento dos mercados, comércio e serviços no Natal

INFLUENZAVÍRUS
O H3N2 é um vírus semelhante ao H1N1, pois ambos são subtipos do vírus Influenza A. Os sintomas comuns são dores de cabeça e garganta, febre, secreção nasal e cansaço excessivo. Em alguns casos, podem resultar em vômito e diarreia. A transmissão ocorre por gotículas de tosse ou espirro, semelhante ao coronavírus, por isso, as formas de prevenção são as mesmas, como uso de máscara, distanciamento, ventilação nos ambientes e vacinação. 

A vacina contra a gripe ocorre anualmente, e é recomendada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. As doses seguem disponíveis para aplicação nos municípios que ainda possuem estoque. 

Campanha realiza entrega de filtros solares para coletadores de materiais recicláveis

CASOS
Em Santa Maria, não há casos confirmados da H3N2. A cidade que mais acumula casos é São Francisco de Paula, com 6 casos, seguido da capital Porto Alegre, com 5 casos, todos com  hospitalização. Os demais casos são das cidades de Cachoeirinha (1 caso), Gramado (4 casos), Harmonia (1 caso com hospitalização), Montenegro (1 caso), Osório (1 caso), Pelotas (1 caso), Sapiranga (1 caso) e Viamão (3 casos com uma hospitalização).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: movimento aumenta, e longas filas se formam na vacinação antes das festas de final de ano

Próximo

Imunossuprimidos receberão quarta dose de imunizantes contra a Covid-19

Saúde