imunização completa

VÍDEO: movimento aumenta, e longas filas se formam na vacinação antes das festas de final de ano

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">A principal recomendação de órgãos sanitários antes das festas de fim de ano é para que as pessoas estejam com a imunização contra a Covid-19 em dia. Foi isso que levou a professora aposentada Eva Vandervert, 55 anos, à Unidade Básica de Saúde (UBS) Oneyde de Carvalho, na Vila Lorenzi, na manhã desta quinta-feira. Com a dose de reforço no braço, ela se sente mais segura para viajar.

- Saber que estamos seguros desse vírus que atingiu todos nós traz mais segurança. Eu vi que estava dentro da data estabelecida para o reforço e vim fazer - afirma.


Assim como Eva, muitos outros santa-marienses também procuraram a vacina nestes últimos dias, o que gerou longas filas em alguns pontos de imunização. Na Oneyde de Carvalho, foram duas filas: uma para dose de reforço e outra para segunda aplicação. Ambas dobravam as esquinas. Na quarta-feira, as ações também estiveram lotadas. Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Wilson Paulo Noal, em Camobi, as longas filas, demora, falta de espaço adequado para espera e o fato das pessoas terem que aguardar no sol quente para tomar a dose foram algumas reclamações. Na Policlínica José Erasmo Crossetti, as reclamações se repetiram. Lá, o turno estendido que tinha previsão de ir até 19h30min funcionou até as 21h devido à demanda. 

VÍDEO: mais de 1,7 mil cartões do Auxílio Inclusivo ainda não foram retirados em Santa Maria

As ações são, principalmente, para segunda dose e aplicação de reforço. Mas, os profissionais de saúde relatam que ainda tem pessoas procurando a primeira dose, mesmo depois de quase um ano de campanha de vacinação. O que todos querem é deixar o esquema vacinal completo antes das festas de fim de ano. Apesar da demora, no fim, a espera vale a pena.

- Muita gratidão à nossa ciência que salvou muitas vidas e nos dá esperança de que 2022 será um ano mais tranquilo. Agora, temos um pouco mais de tranquilidade para circular nas ruas e colocar a cara fora de casa - conta o professor Gabriel Ferreira, 41 anos, que fez a dose de reforço na Lorenzi. 

VACINA DA GRIPE

Na UBS Oneyde de Carvalho, os profissionais de saúde organizaram também a vacinação da gripe para quem ainda não fez. O objetivo é proteger a população também do vírus H3N2, que tem aumentado as internações por síndrome gripal no Brasil. 

- Estamos ofertando para todo mundo, já que saiu uma normativa que permite que se faça as duas vacinas (Covid e gripe) no mesmo dia. Ou também avisamos para as pessoas se quiserem voltar outro dia para fazer. Tem muita gente fazendo, ainda mais com a nova Influenza - explica a enfermeira Ivania Cordeiro da Silva. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">JANSSEN

Outro local que teve ação nesta quinta-feira foi o Clube Dores, e o movimento também foi grande. Por lá, foi aplicada a segunda dose da vacina da Janssen, que até então era de dose única.

CAUSAS

Em resposta à reportagem do Diário, a prefeitura de Santa Maria diz estar ciente das longas filas de espera pela vacina e afirma que trabalha para "melhor atender a população e garantir o ambiente de trabalho aos profissionais da saúde". Além disso, a nota do Executiva explica que a causa é a antecipação da dose de reforço, que aumentou a busca pelo imunizantes nos locais de vacinação.

Confira a resposta na íntegra abaixo:

"A Prefeitura tem conhecimento da grande procura pela dose de reforço e registros de fila e, como em todas as ações, procura organizar os espaços para melhor atender a população e garantir o ambiente de trabalho aos profissionais da saúde.

A grande movimentação se deve ao fato de que foi antecipada a data para a aplicação do reforço e porque muitas pessoas querem viajar nas férias já com as três doses. Somado a isso, as instituições de ensino já estão em férias, ou seja, há menos voluntários disponíveis nas ações, o que resulta na indisponibilidade de abertura de mais locais de vacinação.

A Prefeitura reforça o pedido de compreensão para todos, principalmente nos períodos de forte calor, uma vez que cada local e equipes de vacinadores têm um limite de atendimento.

Para a próxima semana, estão previstas novas ações de reforço, sendo em quatro dias com turno estendido."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

72,2% dos santa-marienses já receberam pelo menos uma dose da vacina

Primeira morte por Influenza H3N2 do ano é confirmada no Estado Próximo

Primeira morte por Influenza H3N2 do ano é confirmada no Estado

Saúde