ATUALIZADA: matéria atualizada às 19h41min em 18 de maio de 2020
Pelo menos 20 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), que retornaram ao Rio Grande do Sul em 8 de maio, testaram positivo para o coronavírus. Nove desses cadetes estão em três cidades da região: Santa Maria (4), São Gabriel (4) e Santiago (1).
De acordo com o Comando Militar do Sul (CMS), todos os militares que testaram positivo são assintomáticos e estão isolamento domiciliar até que sejam considerados recuperados. Eles estão sendo monitorados pela Aman.
O CMS explica ainda que durante a liberação dos jovens, o controle sanitário foi intensificado, o que deve se repetir na volta para a academia, prevista para 27 de maio.
Ainda está sendo feito o levantamento de quantos militares se infectaram com a doença, mas conforme o último balanço, outros 10 tiveram teste confirmado em Uruguaiana e um na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em São Gabriel, o secretário de saúde Ricardo Coirolo afirmou que assim que os cadetes chegaram, os jovens, com idades entre 20 e 23 anos, foram para casa e começaram o isolamento domiciliar. No oitavo dia de estadia em São Gabriel, uma equipe da Vigilância Epidemiológica aplicou os testes rápidos em todos os cadetes.
Em Santiago, o secretário de Saúde Éldrio Machado também confirmou que assim que o jovem chegou na cidade, foi mantido em isolamento domiciliar. Ele já é considerado recuperado.
Já em Santa Maria, a superintendência de comunicação informou à reportagem que a Vigilância em Saúde de Santa Maria está acompanhando apenas um caso de Covid-19 que tem relação com militares da Aman. Mais detalhes não foram repassados.
No início de maio, a Aman, que fica em Resende, no Rio de Janeiro, registrou um surto da doença. Mais de 25 pessoas haviam sido infectadas na época. As aulas foram suspensas e serão retomadas no final deste mês.
*Colaborou Rafael Favero