crise

Mandetta pode ser demitido por Bolsonaro ainda nesta segunda-feira

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)

Em meio à crise causada pela pandemia de coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode demitir o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta ainda nesta segunda-feira. A decisão ainda não foi divulgada oficialmente, mas pode acontecer após reunião do presidente com todos os seus ministros, marcada para às 17h. A informação é do jornal O Globo.

Onde comprar e quais cuidados é preciso ter com máscaras caseira

Ainda conforme o jornal, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania, é o mais cotado para substituí Mandetta. Ele almoçou com Bolsonaro e quatro ministros , Walter Braga Netto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

A relação entre o presidente e o ministro da Saúde está fragilizada diante da pandemia. Bolsonaro já criticou Mandetta por "falta de humildade" e alegou que pode "usar sua caneta contra pessoas de seu governo que estão se achando". O ministro contrariou o presidente ao reforçar as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

'É impossível para o Estado alterar o calendário do IPVA', afirma Leite

As divergências entre os dois já geravam especulações de cenários em que Mandetta deixasse o cargo. Na última semana, contudo, ele havia dito que não o faria. Já Bolsonaro afirmou que o ministro não é indemissível.

Terra, que deixou o ministério da Cidadania em fevereiro de 2020, tem o opinião alinhada a Bolsonaro sobre o isolamento social e as medidas preventivas ao coronavírus. Ele tem se manifestado em sua conta no Twitter. Em um post, ele compara as curvas de casos de coronavírus do Brasil com outros países e afirma que "está na hora dos governadores ouvirem o presidente".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil é o 13º país do mundo com maior número de mortes por coronavírus Anterior

Brasil é o 13º país do mundo com maior número de mortes por coronavírus

Confirmada a oitava morte por coronavírus no RS Próximo

Confirmada a oitava morte por coronavírus no RS

Saúde