Uma idosa, de 71 anos, recebeu três doses da vacina contra a Covid-19 em São Francisco de Assis. O caso aconteceu na última quarta-feira, dia 12, após a idosa procurar o posto de saúde para fazer a aplicação da vacina da gripe. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, uma profissional de saúde teria se confundido e fez a aplicação da CoronaVac.
O secretário de Saúde, Leonardo Pilar, informou que a idosa não apresentou nenhuma reação adversa até agora. A prefeitura comunicou a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e fará o acompanhamento da idosa durante 30 dias.
- Assim que ficamos sabendo do caso, tomamos todas as providências de acompanhamento. A idosa nos procurou no dia seguinte, quando viu na carteirinha a informação de que tomou a dose da CoronaVac ao invés da vacina da gripe - relata Pilar.
Santa Maria estima aplicar 13 mil doses na semana para concluir grupo de comorbidades
A moradora fez a primeira dose da CoronaVac em 23 de março e a segunda dose em 22 de abril. Ainda segundo o secretário, o posto de saúde onde a idosa foi se vacinar realiza a aplicação tanto da vacina da gripe quanto da Covid-19. Só que, no dia em que a idosa foi fazer a vacina da gripe, essa vacina não estava disponível. A aplicadora, então, teria se confundido e fez a dose da CoronaVac.
- Estava uma correria no dia. Muita procura por vacinas. A idosa entrou na fila normalmente e, na hora de fazer a vacina, os profissionais de saúde se confundiram. Não que justifique, mas nossos profissionais trabalham em estado de exaustão - afirma.
A profissional que fez a aplicação errada já foi identificada e, conforme Pilar, uma sindicância deverá ser aberta pela prefeitura para analisar o caso.