saúde

Hospital Geral completa 100 anos em Santa Maria

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Agner Santos (Divulgação)

O Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM), antigo Hospital de Guarnição do Exército, completa seu centenário hoje. Criado em 1919, a instituição é referência para 19 municípios da região centro-oeste do Estado - como Santiago, Alegrete, Bagé, Santo Ângelo e Cruz Alta - e tem como público-alvo cerca de 45 mil pessoas, entre militares da ativa e da reserva, pensionistas, servidores civis do Exército e seus dependentes, além de militares da Aeronáutica e da Marinha.

O Pronto-Atendimento 24 horas recebe cerca de 3 mil pessoas por mês, uma média de 100 atendimentos por dia. O hospital também possui um ambulatório de especialidades que trata aproximadamente 5 mil pacientes por mês. Em 2015, a instituição começou um processo de modernização e reestruturação da área física, o que proporcionou a abertura do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e das unidades de Oncologia e de Neurologia.

Mais de 102 mil pessoas foram vacinadas durante campanha em Santa Maria

Conforme o diretor do HGeSM, o coronel médico Ricieri Leandro Bazzan, estão previstas outras melhorias ainda neste ano:

- Com a transformação que nós tivemos de Hospital de Guarnição para Hospital Geral, em 2017, tivemos que prever mudanças nas instalações. Nós vamos fazer um novo Pronto-Atendimento e laboratório, que serão ampliados. Nosso centro cirúrgico também vai ganhar uma nova área. A ideia é começar as obras ainda neste ano.

No local, são realizadas cerca de 120 cirurgias de baixa, média e alta complexidade e cerca de 8 mil consultas por mês. O quadro de profissionais é composto por militares temporários (maioria) e de carreira e por prestadores de serviços terceirizados. Mas, para ser atendido, é preciso ser conveniado ao Fundo de Saúde do Exército (Fusex). O hospital não atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

FESTIVIDADE

As comemorações ao centenário do hospital ocorrem hoje, com início às 10h, e contarão com o descerramento de uma placa alusiva e o lançamento de um selo comemorativo aos 100 anos. Em seguida, está prevista uma solenidade militar, que será realizada em frente à instituição, na Rua Marechal Hermes, 190, Bairro Passo D'Areia, ao lado do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, o Regimento Mallet.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ESF Roberto Binato terá horário estendido para mulheres na próxima quarta-feira Anterior

ESF Roberto Binato terá horário estendido para mulheres na próxima quarta-feira

Hospital Geral completa 100 anos em Santa Maria Próximo

Hospital Geral completa 100 anos em Santa Maria

Saúde