Alexandre De Grandi
A falta de insulina gerou filas que ultrapassaram a frente da Farmácia Municipal Central de Santa Maria na manhã desta sexta-feira (20). Por volta de 10h, pelo menos 30 pessoas aguardavam por atendimento no local. O medicamento é utilizado no tratamento de pessoas com diabete. Esta é a segunda ocorrência registrada pelo Diário em pouco mais de um mês. Conforme explicação da prefeitura de Santa Maria, a situação foi gerada por conta da alta demanda desde a falta do insumo no programa Farmácia Popular do governo federal.
Ainda segundo explicação da prefeitura, o aumento na demanda foi causado desde que houve a paralisação da produção de insulina em frasco no programa Farmácia Popular do governo federal. Desde então, o município, por disponibilizar a caneta de insulina, realiza o serviço demandado dos pacientes que utilizam da Farmácia Popular.
Outra questão levantada pela prefeitura é referente as datas festivas de fim de ano. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estariam antecipando os medicamentos por conta das celebrações que acompanham o encerramento do ano.
A prefeitura pontua que ainda não tem informações de quando irá normalizar a dispensação de insulinas pelo programa federal da Farmácia Popular nas farmácias privadas.
Para diminuir transtornos, o Executivo explica que providenciou o reforço da equipe de atendimentos e o aperfeiçoamento dos processos. Além disso, no ano de 2025, será realizado o aumento dos pontos de distribuição, descentralizando as demandas para as farmácias distritais, a exemplo da Farmácia Distrital da Ruben Noal, localizada na Tancredo Neves.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Vídeo de Diário de Santa MariaO caso
Há pouco mais de um mês o município assumiu a demanda de todos os pacientes diabéticos de Santa Maria, por conta da falta de fornecimento de insulinas dos tipos “NPH” e “Regular” em frasco pelo programa federal Farmácia Popular.
As mesmas filas também foram registradas em 18 de novembro, quando a falta do fornecimento provocou um aumento no número de usuários que buscam pelo medicamento.
Serviço no Natal e Ano Novo
A Farmácia Municipal Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 15h, na Rua André Marques, número 760, no Centro. O Setor de Diabéticos fica aberto até o meio-dia. Nos dias 24 e 25 de dezembro e em 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2025, a unidade estará fechada, retomando os atendimentos nos dias seguintes.