contra covid-19

Depois do Ministério da Saúde, RS confirma vacinação de trabalhadores da educação

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rodrigo Ricordi (Diário)

O governo estadual anunciou que trabalhadores da educação das redes públicas e privadas passam a fazer parte do planejamento da distribuição de vacinas da próxima remessa a ser recebida do governo federal. A mudança veio após uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira. O documento da pasta federal também autoriza que a população em geral possa ser vacinada tão logo sejam concluídos os grupos prioritários.

Pfizer: Saiba mais sobre a vacina que começou a ser aplicada em Santa Maria

Santa Maria já havia anunciado a vacinação deste grupo para a próxima semana. Ela vai ocorrer ao mesmo tempo que a imunização de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, deficientes, pessoas em situação de rua e população privada de liberdade. Em todo Estado, é estimado que 20 mil professores já foram imunizados por iniciativa dos municípios. Ao todo, o grupo tem 217 mil trabalhadores gaúchos da educação, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Antes da mudança de orientação do Ministério da Saúde, o governo estadual havia tentado incluir a categoria da educação nos grupos prioritários. A reabertura presencial de escolas é uma bandeira do governador Eduardo Leite (PSDB), o que aconteceu mesmo sem o começo da vacinação deste grupo.

Provas do concurso da prefeitura serão realizadas em junho

Assim como foi anunciado em Santa Maria, o Rio Grande do Sul prioriza priorizados os profissionais da Educação Infantil. Eles deverão cronogramas de vacinação concomitante aos demais grupos prioritários.

ORIENTAÇÃO DO MS
O ministério afirma que os percentuais de doses por cada um dos outros grupos será informado juntamente com o quantitativo de trabalhadores da educação. Ainda antes de concluir essa etapa, a vacinação contra a Covid-19 finalmente vai poder ser estendida à população em geral. Porém, não há previsão de quando isso vai acontecer.

Nesta fase, serão escalonados grupos de faixa etária entre 59 e 18 anos. Ainda não há vacina para crianças e adolescentes. Tudo isso depende, também, do envio de doses pelo governo federal.

GREVE EM SANTA MARIA
Na rede municipal de Santa Maria, desde que as aulas foram anunciadas de forma presencial, os professores entraram em greve ambiental e continuam trabalhando somente à distância. O município chegou a ter 22 escolas com casos de Covid-19 entre alunos, professores e funcionários, nas redes privada, estadual e municipal.

O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) comemorou o anúncio de vacinação feito pela prefeitura nesta semana. Entretanto, a categoria ainda se mantém favorável ao retorno somente com a imunização completa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Plano de ação da região proíbe música ao vivo e restringe horários

Próximo

Pfizer: saiba mais sobre a vacina que começou a ser aplicada em Santa Maria

Saúde