cortez

Ao longo dos últimos dias, prefeitura, Estado e hospitais de Santa Maria buscam se preparar para o atendimento de possíveis casos graves de coronavírus na cidade. A preocupação tem sido a respeito da quantidade de leitos, tanto clínicos como de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a prefeitura cobra, junto ao Estado, a abertura imediata de leitos no Hospital Regional.

_ Algumas cidades já estão construindo hospitais de campanha. Já conversamos com o Exército e pensamos em fazer isso em Santa Maria também. Só que isso não faz sentido. Porque temos um hospital pronto aqui, com a estrutura toda construída e que não é utilizado. Vamos brigar para que em abril consigamos operar no Regional com a quantidade de leitos que for possível, seja 10 ou 50 dos 168 previstos no projeto. Cada novo leito que puder ser aberto vai ser muito importante - destaca Guilherme Cortez, chefe da Casa Civil de Santa Maria.

Como Husm só atende casos graves, que precisem de UTI, não há hoje alternativas que comportem uma demanda de pacientes que precisem de internação, mas não UTI _ os leitos clínicos. Caso não seja possível a abertura do Regional, segundo Cortez, serão buscadas alternativas de ocupação de leitos pelo SUS em hospitais como o São Francisco de Assis e Alcides Brum. 

_ Se não tivermos mais leitos pelo SUS, as internações vão acontecer na rede particular por meio da judicialização, ou seja, o Estado vai ser obrigado a pagar pela internação das pessoas na rede particular. O que vai ser ruim para todos, porque vai tirar vagas das pessoas que possuem convênios e vai sair mais caro para o Estado do que ocupar um hospital ponto (Regional) - afirma o chefe da Casa Civil.

Já que não há garantias de leitos para todos, a melhor recomendação é ficar em casa para evitar o contágio pelo Covid-19. Conforme Cortez, o atendimento em hospitais só deve ser procurado em casos onde não há outra alternativa. Segundo ele, a melhor forma de atendimento para pessoas que apresentarem sintomas, no momento, é por telefone ou vídeochamada. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Hospital de Rosário do Sul ampliará estrutura para receber pacientes durante a pandemia

Próximo

Casa de Saúde e UPA de Santa Maria lançam campanha para arrecadação de material

Saúde