Santa Maria

Após 1º surto de Covid-19 em lar de idosos da cidade, situação está controlada

18.302

O  comunicado oficial da prefeitura de Santa Maria, na última sexta-feira, o qual informava a 27ª morte por Covid-19 da cidade - a  de um homem de 97 anos e residente em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) - também chamou atenção por deflagar o 1º surto de coronavírus em uma  ILPI de Santa Maria.  Segundo a prefeitura, além dele, outros 10 idosos e três profissionais da saúde que atuam no mesmo local, testaram positivo para doença. Na tarde desta terça-feira, a Superintendência de Comunicação reiterou as informações e confirmou uma condição de surto.

Na mesma instituição, outra idosa, de 93 anos, chegou a ser internada, mas recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira, conforme informações da administração da ILPI.

Todas as carências geradas pelo coronavírus em lares de idosos

De acordo com a enfermeira responsável pela casa de idosos onde aconteceu o surto, o local segue aberto atendendo a todas exigências sanitárias da Vigilância em Saúde do município. A administração assegura que a situação de surto está controlada e todas as medidas de higiene são seguidas mesmo antes de qualquer idoso testar positivo para Covid-19.

_ Todos os idosos abrigados foram testados.Os positivos para doença, mantivemos na área  onde já costumavam ficar, mas isolados. Os que não têm a doença foram realocados para o andar de cima. Reforçamos o uso de EPIs e materiais de higienização. Os três profissionais que tiveram Covid foram afastados por 14 dias e já retornaram. Eles fizeram novos testes e todos deram resultado negativo _ assegurou a enfermeira responsável pela ILPI, que não quis ter o nome publicado nem o nome da instituição.

Só em Santa Maria, existem 24 ILPIs, sendo três filantrópicas: o Lar Vila Itagiba, o Lar das Vovozinhas e o Abrigo Espírita Oscar José Pithan. Ao todo, são cerca de 700 idosos sob cuidados dessas instituições, segundo informações do Ministério Público. A ILPI onde foi deflagrado o surto é particular e tem mais de uma década de atuação na cidade.

HISTÓRICO
No dia 11 de julho, um idoso residente da ILPI teve convulsões e precisou ser hospitalizado. Ele foi submetido ao teste de Covid-19 e resultado foi positivo. A partir de então, segundo, a administração da casa geriátrica, todos os funcionários e residentes foram testados. Alguns tiveram resultado negativo. Porém, 11 idosos (incluindo o que morreu na última sexta-feira) e três profissionais da saúde tiveram diagnóstico positivo. A enfermeira acredita que uma das possíveis causas para a contaminação tenha sido por meio de uma profissional que testou positivo após saber que a mãe estava com a doença. Ela notificou imediatamente a instituição  e foi afastada. Atualmente ela  trabalha normalmente e está curada.

VÍDEO: 'quando começou a pandemia, o lar foi entristecendo', diz enfermeira de instituição

PLANO DE CONTINGÊNCIA
A prefeitura acrescentou que todas as ILPIs contam com Plano de Contingência em relação ao coronavírus e seguem sendo monitorados pela Vigilância em Saúde. As ações estão previstas no Plano de Contingência do lar, como separação das pessoas sintomáticas e assintomáticas, além de evitar áreas comuns, fazer as refeições separadamente, realizar higienização, entre outras medidas. 

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rio Grande do Sul ultrapassa 90 mil casos confirmados de coronavírus Anterior

Rio Grande do Sul ultrapassa 90 mil casos confirmados de coronavírus

Próximo

Ebserh reabre inscrições de processo seletivo emergencial para o combate à pandemia

Saúde