contra o coronavírus

Indígena, idosa e profissionais de saúde são os primeiros vacinados no RS

Ato simbólico da primeira aplicação da vacina no Estado acontece no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre

18.398

Foto: Cesar Lopes (Prefeitura de Porto Alegre)

O primeiro voo que carrega a maior esperança do Rio Grande do Sul no combate à pandemia do coronavírus desembarcou em solo gaúcho na noite desta segunda-feira. Às 22h14min, 46 minutos antes da última previsão de pouso, um avião da Azul pousaram no Aeroporto Salgado Filho. Ele trazia parte das 341.800 doses da CoronaVac para começar a imunização contra a Covid-19 no Estado. Outro voo chegou às 22h57min na Capital com o restante das doses. 

Passava das 23h quando começou o ato simbólico de vacinação no Rio Grande do Sul. Como em um dia de "celebrar a vida", a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, reforçou a necessidade dos cuidados:

- Tenho certeza que junto dos cuidados, do uso da máscara e evitando aglomerações,  ,unto da vacina vamos vencer - disse a secretária. 

No final de seu discurso, a secretária se emocionou e disse que pensou "que não viveria esse dia". 

Em seu discurso, o governador, Eduardo Leite (PSDB) agradeceu aos profissionais de saúde pelo trabalho desenvolvido no combate à doença: 

- Mais que palmas e postagens nas redes sociais, peço que a população gaúcha agradeça usando a máscara, cumprindo com protocolos, não aglomerando. Essa é a verdadeira homenagem. Temos aqui profissionais que estão cansados, mas não se rendem, e precisam ver isso nas ruas.

OS PRIMEIROS GAÚCHOS
Aos 99 anos de idade, dona Eloína Gonçalves Born, foi uma das primeiras cinco pessoas a serem vacinadas ainda na noite desta segunda-feira. Ela representa os idosos que moram em lares de longa permanência. Em ato simbólico na Capital, cinco pessoas que representam diferentes grupos receberam as doses de CoronaVac. Além da idosa, Carla Ribeiro, 32 anos, e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro representou a população indígena. Três pessoas foram escolhidas para representar diferentes profissionais da linha de frente no combate à Covid-19: Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição; Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de Enfermagem CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Jorge Amilton Hoher, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. 

Os cinco foram vacinados simultaneamente às 23h46min desta segunda-feira. 

Foto: Gustavo Mansur (Piratini/ divulgação)
Da esquerda para direita: Joelma Kazimirski, Jorge Amilton Hoher,  Eloína Gonçalves Born, e Aline Marques da Silva tomando a vacina 

ENTREGA PARA OS MUNICÍPIOS
Logo após a cerimônia, Leite respondeu peguntas da imprensa. Segundo ele, a madrugada de terça será de trabalho das equipes da vigilância sanitária estadual de separar as doses, que serão entregues para os representantes das 18 coordenadorias regionais de saúde do Estado. Ainda segundo o governador, a expectativa é entregar até o final de manhã as doses para todas regionais. 

DIVISÃO DAS DOSES
As doses serão distribuídas aos municípios em número proporcional. Serão 30 mil doses para idosos em lares de permanência e pessoas com deficiência e 15 mil doses a indígenas que vivem em aldeias. Isso significa 100% da população desses grupos no Estado. Os profissionais de saúde não serão vacinados em sua totalidade nos primeiros dias. Segundo Arita, seriam necessárias 360 mil doses somente para os profissionais gaúchos mas, no momento, são 120 mil dedicado ao grupo,suficiente para cerca de 34%. 

LEIA TAMBÉM:
Quem serão as primeiras vacinadas contra a Covid-19 em Santa Maria
Vacinação começa entre terça e quarta em Santa Maria

Em live no Instagram, o governador Eduardo Leite (PSDB) mostrou o momento de chegada do avião. Leite estava junto da secretária estadual de saúde, Arita Bergmann.

Na sequência, após a chegada, as doses serão catalogadas no Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). Depois, ocorre o ato simbólico da primeira aplicação da vacina no Estado acontece no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.

Até o momento, conforme o Coronavírus Brasil, que atualiza dados da pandemia no país segundo as secretarias estaduais, 1.094 pessoas já foram vacinadas no Brasil.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190