Ciência

Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra Covid-19

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)/

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta terça-feira, mais um pedido de uso emergencial de medicamento para tratar a covid-19. Desta vez, foi da combinação dos medicamentos biológicos banlanivimabe e etesevimabe, da empresa Eli Lilly do Brasil Ltda. Segundo a Agência, as primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários estão disponíveis. Se faltarem informações importantes, elas serão solicitadas ao laboratório.

Em três horas, 4.091 idosos com 68 anos ou mais já foram vacinados em Santa Maria

Oficialmente, a avaliação da autorização para o uso emergencial e temporário de medicamento contra a covid-19 é feita no prazo de até 30 dias, mas nos casos em que a documentação está completa, a Anvisa tem deliberado em até sete dias úteis. A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder a questões técnicas feitas pela agência dentro do processo. Não foram divulgadas estimativas de preços do medicamento.

Secretaria Estadual de Saúde recomenda que prefeituras vacinem durante o feriadão de Páscoa

"Para fazer a avaliação, a Anvisa utilizará o relatório técnico emitido pela autoridade regulatória americana (Food and Drug Administration - FDA), os dados apresentados no processo e as informações apresentadas na reunião de pré-submissão realizada com a Anvisa em 15/3/2021", detalhou a agência. Nos Estados Unidos, estudos apontaram que a combinação de medicamentos reduziu em 87% o risco de internação e de mortes por Covid-19 em pacientes com maior risco.

A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar que envolve especialistas das áreas de registro, monitoramento e inspeção.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ocupação de leitos de UTI cai para 92,6% nesta terça-feira Anterior

Ocupação de leitos de UTI cai para 92,6% nesta terça-feira

Próximo

Prefeitura de Santa Maria ainda avalia se fará vacinação durante o feriado de Páscoa

Saúde