Secretaria da Saúde de Santa Maria investiga suposto caso de meningite

A Secretaria da Saúde de Santa Maria acompanha um suposto caso de meningite. O menino, que seria aluno da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, está internado no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Não há informações sobre a idade da criança ou data de entrada na instituição. Conforme a pasta, o estado de saúde do menino é estável.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp  
"A unidade de saúde do território está em constante contato com a escola para monitorar. A equipe da vigilância segue em contato com Husm para acompanhar o caso da criança. Sinais clínicos apontam para meningite, mas não temos todos os resultados ainda dos exames. O caso está em investigação", informou a Secretaria da Saúde em nota.

A meningite é caracterizada pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. O quadro pode resultar em sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, irritabilidade ou sonolência. Em alguns casos, a pessoa pode apresentar confusão mental e convulsões.

A meningite pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas e, para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, como vacinas e quimioprofilaxia. As vacinas estão disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

  • Vacina meningocócica C (Conjugada) – Protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada) – Protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  • Pentavalente – Protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  • Meningocócica C (Conjugada) – Protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
  • Meningocócica ACWY (Conjugada) – Protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y.

Outros casos
No final de maio, foi confirmada a morte de uma criança de 7 anos em decorrência de meningite bacteriana em Santa Maria. A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, em entrevista à Rádio CDN.Na época, outro óbito, de um menino de 4 anos, estava em investigação. As amostras tinham sido enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), vinculado ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), para análise. O resultado da segunda morte não foi divulgado até o momento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lula sanciona lei que cria política nacional para enfrentamento do HPV Anterior

Lula sanciona lei que cria política nacional para enfrentamento do HPV

No combate contra a dengue, Brasil inaugura maior biofábrica de Wolbachia do mundo Próximo

No combate contra a dengue, Brasil inaugura maior biofábrica de Wolbachia do mundo

Saúde