Lula sanciona lei que cria política nacional para enfrentamento do HPV

Lula sanciona lei que cria política nacional para enfrentamento do HPV

Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta (23) a Lei 15.174, que cria a Política Nacional de Enfrentamento da Infecção por Papilomavírus Humano (HPV). O texto estabelece um conjunto de medidas de saúde pública voltadas à prevenção, detecção e tratamento do HPV, um vírus que afeta a pele e as mucosas e do qual há mais de 200 tipos. A norma passa a vigorar em outubro, depois de 90 dias da publicação.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Entre outros pontos, a legislação determina a realização de campanhas de informação, ampliação do acesso ao cuidado e fortalecimento da notificação e da pesquisa científica. O presidente vetou trecho que previa o exame sorológico para diagnosticar o HPV.


Ao vetar o trecho, o governo argumentou que o teste não é indicado para essa finalidade e, portanto, “não faz parte do protocolo de diagnóstico para o HPV". Além disso, o governo disse ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece outras modalidades de exames diagnósticos do vírus, como a biópsia, testes citológicos e testes moleculares, também previstos no projeto que deu origem à nova legislação.


O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Alguns tipos da doença podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Agência Brasil

Casos de síndrome respiratória aguda grave caem no país, diz Fiocruz Anterior

Casos de síndrome respiratória aguda grave caem no país, diz Fiocruz

Secretaria da Saúde de Santa Maria investiga suposto caso de meningite Próximo

Secretaria da Saúde de Santa Maria investiga suposto caso de meningite

Saúde