Projeto facilita acesso a método contraceptivo na rede municipal de saúde de Santa Maria

Projeto facilita acesso a método contraceptivo na rede municipal de saúde de Santa Maria

Foto: Beto Albert (Diário)

O planejamento familiar está entre os direitos sexuais e reprodutivos que asseguram a livre decisão da pessoa sobre ter ou não ter filhos. A Constituição Federal assegura esse direito e prevê que todo cidadão tenha acesso a informações e métodos

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Com o objetivo de ampliar esta assistência, um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove a capacitação de médicos que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para a realização do procedimento de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) com cobre em pacientes da rede pública.

A iniciativa

O projeto, que começou em maio de 2023, já realizou 235 inserções de DIU. Além disso, ampliou de duas para 11 unidades de saúde com profissionais capacitados para o procedimento. 

O médico e coordenador da iniciativa, Renato Holkem Bonafé, explica que a capacitação está voltada aos médicos clínicos gerais e da especialidade de família e comunidade, que trabalham com foco na atenção primária.

Até então, esse tipo de procedimento era feito, principalmente, por médicos especialistas das áreas de ginecologia e obstetrícia, o que limitava a capacidade de oferta do serviço nas unidades básicas, já que nem todas contam com esses tipos de profissionais. 

– A ideia foi aprimorar os serviços da atenção primária no município. O fato de ofertar o serviço no território, próximo da casa da paciente, acaba contemplando populações vulneráveis que talvez não teriam a condição de se deslocar até o centro, por exemplo, para receber o atendimento – explica.

Além dos médicos da rede, o projeto também inclui o treinamento de médicos residentes e formandos dos cursos de medicina da cidade.

Método seguro e eficaz

O DIU é um pequeno dispositivo em formato de “T” inserido no útero para atuar como contraceptivo. O método apresenta eficácia de mais de 99%, duração de até 10 anos e não contém hormônios. 

Os benefícios oferecidos pelo método se tornaram uma alternativa para Greice Martins de Souza, 41 anos, que sofria com crises de enxaqueca potencializadas pelos hormônios presentes na pílula anticoncepcional. 

– Além de me ajudar nesse sentido, não corro o risco de esquecer de tomar a pílula na correria do dia a dia, já que o DIU dura por um bom tempo – afirma. 

Após passar pela avaliação médica, o procedimento de Greice foi realizado na Policlínica Central, sem custo. 

Quanto a colocação, o médico destaca que o processo leva de 15 a 20 minutos e a paciente pode sentir uma cólica leve a moderada. O trabalho dos profissionais também inclui o acompanhamento da adaptação após a inserção do dispositivo. 

Foto: Beto Albert (Diário)

Benefícios do DIU

  • Não contém hormônios
  • Eficácia de mais 99%
  • Praticidade - não depende da ingestão diária como no caso das pílulas
  • Longa duração - até 10 anos
  • Reversível e com retorno rápido a fertilidade
  • Não interfere na amamentação
  • Disponível de graça na rede pública
Foto: Beto Albert (Diário)

Autonomia

O médico responsável afirma que o método se destaca por ser eficaz e seguro, mas também pelos benefícios que ultrapassam as questões físicas, já que traz maior liberdade e autonomia de escolha às pacientes. 

– Ao conversar com as mulheres após um tempo de uso do DIU, percebemos que traz uma sensação de empoderamento para elas. Em muitos casos, há mulheres que eram dependentes do esposo nesse sentido, e a partir deste método passam a se sentir no controle do seu planejamento reprodutivo – comenta. 

Unidades onde o serviço está disponível

Qualquer pessoa que resida em Santa Maria pode acessar o serviço. Interessados podem contatar a Policlínica Central, pelo telefone (55) 3174-1594 (ramal 8) ou WhatsApp (55) 99166-0107. As unidades de saúde que realizam o procedimento são as seguintes:

  • Policlínica Nossa Senhora do Rosário
  • Policlínica Central
  • EAP Dom Antônio Reis
  • EAP Oneyde de Carvalho
  • EAP Centro Social Urbano
  • ESF Santos
  • ESF Lídia 
  • ESF Bela União
  • ESF Itararé
  • ESF Nova Santa Marta
  • ESF Roberto Binato

Leia também



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Caroline Souza

POR

Caroline Souza

caroline.souza@diariosm.com.br

Brasil criará comitê de emergência para mpox; Rio Grande do Sul já confirma 5 casos em 2024 Anterior

Brasil criará comitê de emergência para mpox; Rio Grande do Sul já confirma 5 casos em 2024

Em alusão ao Agosto Dourado, 7º Seminário Integrado de Aleitamento Materno ocorrerá nesta sexta-feira Próximo

Em alusão ao Agosto Dourado, 7º Seminário Integrado de Aleitamento Materno ocorrerá nesta sexta-feira

Saúde