Em alusão ao Agosto Dourado, 7º Seminário Integrado de Aleitamento Materno ocorrerá nesta sexta-feira

Aberto ao público, o 7º Seminário Integrado de Aleitamento Materno ocorre nesta sexta-feira (16), das 8h às 18h, no Salão de Atos do Prédio 13 do Conjunto III da Universidade Franciscana. A iniciativa é alusiva ao Agosto Dourado – Mês do Aleitamento Materno no Brasil e Semana Mundial da Amamentação, celebrado anualmente. Neste ano, a campanha nacional tem como lema "Amamentação, apoie em todas as situações". O evento é presencial e as inscrições já estão esgotadas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A iniciativa irá abordar assuntos relacionados à amamentação e maternidade e discutirá os temas “O papel das maternidades na redução das desigualdades em Amamentação”, “Como reduzir as desigualdades em relação ao Aleitamento Humano: População LGBTQIAP+, População Indígena, População Quilombola, População Privada de Liberdade”

Comissão municipal

No início de 2023, por iniciativa de um grupo de servidores do Município, foi criada a Comissão Municipal de Aleitamento Humano e Alimentação Complementar Saudável. Esta comissão tem como objetivo principal qualificar as ações de promoção e proteção do aleitamento materno e a prestar atendimento no manejo da amamentação em casos encaminhados pelas maternidades SUS e equipes da Atenção Primária à Saúde.

A comissão é multiprofissional e, atualmente, é composta por duas enfermeiras (uma com especialização em saúde da criança e outra com especialização em obstetrícia), duas nutricionistas (uma com especialização em nutrição materno infantil e experiência em Banco de Leite Humano), uma fonoaudióloga, uma odontopediatra e uma médica de família e comunidade.

– Todas as profissionais passam por atualização da temática em curso com carga horária superior a 100 horas. Além disso, possuem aproximação e paixão pela temática. Inclusive, duas colegas estão amamentando crianças com mais de 2 anos. Também integramos o Comitê Regional de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, que promove anualmente ações alusivas ao agosto dourado e que recebem o nosso apoio – conta Bruna Dedavid da Rocha, enfermeira do Município e integrante da Comissão Municipal de Aleitamento Materno.

Agosto dourado

A campanha Agosto Dourado busca disseminar informações e empreender ações que destaquem a importância da amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o aleitamento materno protege o bebê de inúmeras doenças, como a diarreia e as infecções respiratórias A amamentação é o único fator que, isoladamente, pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. Conheça a Campanha Nacional de Amamentação aqui.

7º Seminário Integrado de Aleitamento Materno 

  • Quando – Sexta-feira (16), das 8h às 18h  
  • Onde – Salão de Atos do Prédio 13, Conjunto III da UFN, Rua Silva Jardim, 1175, Bairro Bonfim
  • Inscrições esgotadas

Programação

  • 8h – Credenciamento
  • 8h30min – Mesa de abertura
  • 9h – Palestra SMAM 2024: "Amamentação - apoie em todas as situações"
  • 10h30min – Intervalo
  • 10h45min – Mesa redonda "O papel das maternidades na redução das desigualdades em amamentação"
  • 12h – Intervalo para o almoço
  • 13h30min – Mesa redonda "Como reduzir as desigualdades em relação ao aleitamento humano: população LGBT+, população indigena, população quilombola, população privada de liberdade
  • 15h – Intervalo
  • 15h15min – Mesa de experiências exitosas dos municípios

 *com informações da prefeitura de Santa Maria


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto facilita acesso a método contraceptivo na rede municipal de saúde de Santa Maria Anterior

Projeto facilita acesso a método contraceptivo na rede municipal de saúde de Santa Maria

OMS avalia se mpox deve voltar a ser declarada emergência global Próximo

OMS avalia se mpox deve voltar a ser declarada emergência global

Saúde