coronavírus

'Regional virou, talvez, um caso de vida ou morte', diz superintendente do Husm

18.302

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto:Renan Mattos (Diário)
Local de 20 mil m² funciona somente com um ambulatório

Em meio ao processo de equipamento de novas UTIs, a superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Elaine Resener, enfatizou que o Hospital Regional nunca foi tão necessário para a comunidade de Santa Maria e região:

- O Regional sempre foi importante mas, agora, mais do de nunca. Uma coisa é esse hospital funcionando para atender a fila de traumatologia. Outra coisa é o Regional com leitos abertos para dar suporte de vida para uma pandemia que esta chegando aí. O Hospital Regional virou, talvez, um caso de vida ou morte para população.

O Ministério Público Federal (MPF) informou, nesta terça-feira, que segue cobrando a Secretaria Estadual de Saúde para a abertura, a curto prazo, de 10 leitos de UTI e, posteriormente, outros 20.

O Hospital Regional, com espaço de 20 mil m², custou aos cofres públicos cerca de R$ 70 milhões até ficar pronto, e segue funcionando apenas com um ambulatório: o de Doenças Crônicas (voltado a diabéticos e hipertensos).

Rotina de consultas e atendimentos são revistos no Husm

O Husm, que é referência em média e alta complexidade, atende pacientes de 44 municípios das regiões Centro, Fonteira-Oeste e Nordeste, sendo a maior unidade 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele já opera além da sua capacidade antes mesmo da pandemia do coronavírus que se aproxima. Além dos leitos de UTI existentes, os novos cinco que foram anunciados pelo Estado na tarde desta terça e que integram o Plano de Ação e Contingência que define estratégias no RS frente ao coronavírus, devem funcionar dentro do pronto-socorro. O espaço, contudo, comporta até 10 leitos de UTI. A ideia é isolar a área com uma antessala de vidro após o recebimento de ventiladores mecânicos, monitores cardíacos e de medicamentos que atendam à necessidade dos pacientes que venham a ser internados ali.

A direção reitera que, atualmente, não há nenhum paciente internado ou isolado. A orientação é que busquem atendimento nas unidades básicas, que estão referenciadas para realizar o teste.

SEM CASOS SUSPEITOS
Conforme a assessoria de comunicação do Husm, duas pacientes que procuraram o hospital na última semana com sintomas não chegaram a ser internadas. Ambas realizaram coletas e as amostras foram enviadas para o Lacen. Na terça, os exames deram negativo para coronavírus.

Situação dos atuais leitos de UTI do Husm

  • Adulto - 9
  • Neonatal - 10 intensivos, 10 semi-intensivos e 5 intermediários
  • Pediátricos - 6
  • Coronarianos - 4

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Caso suspeito de coronavírus é registrado no Hospital de Caridade

Próximo

Rotina de consultas e atendimentos são revistos no Husm

Saúde