primeira sessão de 2021

VÍDEO: prefeito, vice e vereadores tomam posse, e João Ricardo Vargas é eleito presidente da Câmara

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O primeiro dia do ano marcou a posse do prefeito reeleito Jorge Pozzobom (PSDB), do vice, Rodrigo Decimo (PSL), e também dos 21 vereadores que estarão na Câmara de Vereadores para a legislatura de 2021 a 2024. A sessão que durou pouco mais de duas horas entrou para a história por ser a primeira a acontecer em meio à pandemia, com falta de público e as galerias do Plenário do Legislativo restritas à imprensa e a alguns assessores dos políticos.

Como prevê o novo protocolo de convívio social, forçado em decorrência da pandemia do novo coronavírus, Pozzobom, Decimo e os parlamentares usavam máscaras e trocavam cumprimentos com soquinhos. Na fala inicial, o tucano agradeceu o apoio à família e destacou que, na Casa Legislativa, onde iniciou na política, estava sendo o palco da oficialização do segundo mandato dele.

A sessão bem como, depois, a votação da Mesa Diretora _ que escolheria o novo presidente da Câmara para 2021 e a composição dos 16 CCs (cargos em comissão) _ foi presidida pelo vereador mais votado da Casa: Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos) que foi o vereador mais votado do pleito passado, com 2,6 mil votos.

Julian Messias da Rosa Figueira é um dos primeiros bebês de 2021 em Santa Maria

VOTAÇÃO

Antes mesmo de a primeira sessão do ano começar, já era sabido que João Ricardo Vargas (Progressistas) seria o vereador a comandar a Casa neste ano.

A chapa encabeçada por ele para comandar a Mesa Diretora venceu por 11 votos a 9 - o vereador Juliano Soares (PSDB) não participou porque aguarda resultado de exame para Covid-19, conforme informado no início do cerimônia de posse.

A votação confirmou o combinado feito ainda em dezembro pelo grupo do chamado Pacto por Santa Maria, composto por Progressistas, MDB, PSL, PDT e PSB. Os vereadores restantes, do PSDB, DEM, PT, PCdoB e Republicanos também lançaram uma chapa, com Werner Rempel (PCdoB) para o cargo de presidente. Porém, não conseguiu superar a articulação feita pelos adversários.  

A Mesa Diretora, responsável pela administração dos aspectos burocráticos da Casa, será composta, além de João Ricardo Vargas, por Paulo Ricardo (PSB), como primeiro vice presidente, Ricardo Blattes (PT), segundo vice, Alexandre Vargas, primeiro secretário, e Tony Oliveira (PSL), como segundo secretário. A primeira suplência ficou com Danclar Rossato (PSB) e a segunda suplência com Admar Pozzobom (PSDB). Isso porque a chapa perdedora pode designar o segundo vice, o primeiro secretário, e, ainda, um suplente.

Mapa preliminar coloca Santa Maria na bandeira laranja depois de cinco semanas

CURIOSO

No momento da votação, a vereadora Marina Callegaro (PT) chamou atenção ao dizer, no microfone, que não gostaria de votar em nenhuma chapa, situação que não é permitida pelo regimento interno do Legislativo.

Ao ser alertada por Alexandre Vargas, que comandava a sessão por ser o parlamentar mais votado e eleito do pleito de 2020, ela "se obrigou" a votar na chamada Chapa 1, que tinha seus companheiros de partido.

- Nenhuma das chapas representa meu posicionamento político. Participei de algumas articulações no início, mas depois não participei mais. Vou propor uma alteração no regimento para que a abstenção seja permitida - disse.

ELEITO

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Renan Mattos (Diário)
João Ricardo Vargas será o presidente da Mesa Diretora em 2021

O presidente João Ricardo Vargas deu uma prévia de como conduzirá a Câmara:

- Nós precisamos fazer um planejamento estratégico que não dure apenas um ano. É um desafio que eu devo lançar já em janeiro. É uma construção que vai surtir efeito na comunidade.

SAIBA QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES DA MESA DIRETORA

  • Administrar a Câmara de Vereadores
  • Propor a criação de cargos e concursos, além de alterar remunerações
  • Designar vereadores para representar a Câmara
  • Requisitar auditorias e inspeções do Tribunal de Contas sobre atos sujeitos à fiscalização
  • Determinar o desconto nos vencimentos dos Parlamentares, proporcional às ausência injustificadas às sessões ordinárias
  • Aprovar a proposta orçamentária da Câmara e as solicitações de crédito adicionais
  • Elaborar relatório trimestral sobre o desempenho das finanças do Legislativo, que constará em demonstrativo correspondente e será disponibilizado à população

COM BANCADA GOVERNISTA REDUZIDA, POZZOBOM ADOTA TOM CONCILIADOR COM A CÂMARA

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Renan Mattos (Diário)
Prefeito Pozzobom (à esq.) cumprimento o vereador reeleito e novo presidente da Casa, João Ricardo Vargas

Quem assinou o livro de posse pela segunda vez consecutiva, além dois oito vereadores reeleitos, foi o prefeito Jorge Pozzobom. Em sua primeira manifestação oficial em 2021, ele fez questão de ressaltar a importância da Câmara de Vereadores nos últimos quatro anos para a aprovação de projetos enviados pelo Executivo.  

Também na primeira fala, citou nominalmente os 20 vereadores presentes, exceto Juliano Soares (PSDB) que não participou da solenidade porque aguarda resultado de exame para Covid-19. Para Pozzobom, o momento era de ressaltar as "convergências, mais que as divergências".

- 99% dos projetos encaminhados pela prefeitura foram aprovados e, mais, aprovados depois de terem sido aperfeiçoados na Casa - elogiou Pozzobom, como forma de demonstrar uma união entre o Legislativo e o governo dele.

COMPROMISSOS

Entre outras promessas de projetos, obras e melhorias para a cidade, o prefeito, assim como fez na última sessão de 2020, quando também falou no plenário, prometeu a fazer "todo o esforço possível", ao lado do vice Decimo, para auxiliar na busca por uma solução para a obra do novo prédio da Câmara, que está parada há quase oito anos.

Nas bancadas, enquanto o tucano discursava, alguns vereadores anotavam, em tópicos, observações sobre as promessas feitas pelo político. Era o caso, por exemplo, de João Ricardo Vargas (Progressistas), que, minutos depois, seria o vencedor da disputa à Mesa Diretora da Casa, sendo eleito presidente da Câmara.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: saiba quais foram as promessas cumpridas ou não por Pozzobom na primeira gestão Anterior

VÍDEO: saiba quais foram as promessas cumpridas ou não por Pozzobom na primeira gestão

Santiago será tema de programa de televisão para todo o Estado Próximo

Santiago será tema de programa de televisão para todo o Estado

Política