O segundo turno das Eleições 2020 é neste domingo e você ainda tem dúvidas de onde exercer o seu direito? A Justiça Eleitoral orienta os eleitores a se informarem com antecedência sobre os locais de votação de suas zonas e seções eleitorais. E isso pode ser feito facilmente pela internet. Saiba como:
Para consultar os locais de votação, o eleitor pode acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na página inicial, à direita, é só clicar na aba "local de votação". Em seguida, é só preencher os dados do título ou CPF, nome da mãe e data de nascimento, clicar na caixa descrita como "não sou um robô" e, por último, no botão "consultar".
As propostas dos candidatos a prefeito para combater a Covid-19 e retomar a economia
Também é possível verificar o local pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A aba "local de votação" também aparece à direita da página inicial. A consulta é igual à do site do TRE. Para ter acesso a todas as seções por município, basta clicar nos links abaixo:
ENDEREÇOS E SEÇÕES DA 135ª ZONA ELEITORAL
ENDEREÇOS E SEÇÕES DA 41ª ZONA ELEITORAL
OUTRAS ALTERNATIVAS DE CONSULTA:
SOS ELEITOR
- A Justiça Eleitoral gaúcha está prestando atendimento aos eleitores por meio do serviço SOS Eleitor. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ligar para o número 148. O canal de comunicação é destinado a esclarecer as dúvidas dos eleitores sobre questões relacionadas ao local de votação, título de eleitor, justificativa, entre outros assuntos
- O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. O horário de funcionamento no sábado anterior ao pleito, será das 10h às 19h e no domingo, dia de votação, será das 6h às 17h. Todas as chamadas realizadas no Rio Grande do Sul terão o custo de uma ligação local
E-TÍTULO
- O e-Título é um aplicativo móvel desenvolvido pela Justiça Eleitoral, disponíveis nas plataformas iOS ou Android para a obtenção da via digital do título de eleitor. Além disso, permite que o eleitor acesse de maneira rápida e fácil as informações cadastradas na Justiça Eleitoral
- Após instalar, o eleitor insere o número do título eleitoral, seu nome, a data de nascimento e o nome dos pais (quem não souber o seu título, poderá usar seu CPF)
- Com o aplicativo instalado, o eleitor facilmente poderá localizar seu local, bastando clicar no botão "Onde votar". Além disso, é possível consultar "Local de votação de terceiros"
WHATSAPP DO TSE
- O eleitor também pode fazer a consulta do local de votação pelo WhatsApp automatizado do TSE, no número (61) 9637-1078. É só entrar e marcar a opção 6
- Para conversar com o assistente virtual, basta acessar adicionar o número à sua lista de contatos. Após salvar o número na sua agenda, basta enviar uma mensagem qualquer ao número, que uma mensagem automática irá aparecer com as opções
- O canal automático do TSE traz diversos assuntos de interesse do eleitor, que vão desde informações sobre dia, horário e local de votação até dicas para mesários
LOCAIS DE VOTAÇÃO QUE MUDARAM DE ENDEREÇO
Em Santa Maria, há 120 seções eleitorais nas duas zonas eleitorais - 41ª e 135ª. Há 94 seções na área urbana e 26 nos distritos. Nas eleições de 2020, três locais tiveram alteração de endereço. Para o segundo turno, as mudanças seguem as mesmas. Confira abaixo:
- Escola Municipal Castro Alves - Eleitores da seções 140, 190, 231 e 266 passam a votar no Salão da Capela Coração de Maria (Rua Ernesto Beck, 451, Vila Oliveira, Bairro Passo D'Areia)
- Escola Municipal Ida Berteotti - Eleitores das seções 214 e 246 passam a votar na Escola Estadual Marechal Rondon (Rua Otelo Rosa, 230, Bairro Salgado Filho)
- Escola Municipal Ivanise Jann de Jesus - Eleitores da seção 665 passam a votar na Escola Estadual Paulo Lauda (Avenida Paulo Lauda, 851, Bairro Tancredo Neves)