Título suspenso

Vice-prefeito de Santa Maria é impedido de votar

"

O vice-prefeito de Santa Maria, José Farret (PP), foi impedido de votar. Neste domingo, ao se dirigir ao local de votação, o vice-prefeito foi informado que o seu título de eleitor estava suspenso. O Diário fez contato com a Justiça Eleitoral para saber o motivo da suspensão do documento de votação de Farret. A Justiça Eleitoral não detalhou o motivo, e informou apenas que não tinha relação com o pleito deste ano.

Condenação de 2012 pode ter sido causa de suspensão do título

Pela lei, título de eleitor só é cancelado, ou suspenso, o que impede o eleitor de votar, em caso de condenação na Justiça. Em dezembro de 2012, Farret havia sido condenado pela Justiça Federal por estelionato. Na ocasião, ele foi punido a um ano e nove meses de prisão, que foi substituída por prestação de serviços à comunidade.

A decisão da Justiça resultou de ação do Ministério Público Federal. De acordo com o MPF, Farret teria assinado quatro atestados médicos que permitiram que uma terceira pessoa fosse até a agência do INSS de Santa Maria como procuradora de uma beneficiária já falecida.

Com isso, o MPF aponta que Farret teria feito uso eleitoral do ato, por ser um político conhecido em todo o Estado. Ele atestaria que uma pessoa já morta estava viva, mas incapacitada de ir até o INSS para renovar o pagamento do benefício. Na ocasião, o vice-prefeito preferiu não falar sobre o caso. Farret recorreu da decisão, mas em outubro de 2013 a Justiça manteve a condenação.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Idoso aluga ambulância para ir votar, em Santa Maria

Próximo

Pedro Westphalen é o mais votado da Região Central

Política