A penúltima sessão do ano na Câmara de Vereadores pode resultar em um novo benefício para professores das redes municipal, estadual e federal que atuem em Santa Maria. No final da tarde desta terça-feira, o projeto de lei 9611/2017, do vereador Luciano Guerra (PT), que institui a meia entrada em eventos culturais para esse público foi aprovado.
Leia mais notícias sobre cultura no site do Diário
Conforme o projeto, os professores, terão direito ao desconto de 50% em ingressos em eventos culturais, como teatros, shows, circos, casas de shows, cinemas. O desconto também inclui eventos esportivos. para ter direito ao benefício, os educadores terão de comprovar a profissão no momento da compra do ingresso ou da entrada no evento.
Após a aprovação na Câmara, o projeto segue para análise do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que pode sancioná-lo ou vetá-lo. Depois é definido um prazo para que ele passe a vigorar.
Foto: Divulgação / Espetáculos, como Chopin, no Theatro Treze de Maio, estão incluídos na meia entrada caso o projeto seja sancionado
A proposta estava em tramitação desde agosto deste ano e também vale para professores aposentados que tenham exercido a docência no município. Na justificativa do projeto, o vereador Luciano Guerra destaca que, devido a realidade vivenciada pela maioria dos educadores cria-se uma situação contraditória, pois cabe aos professores incentivar os jovens na busca do conhecimento cultural e científico, usufruindo dos bens culturais disponíveis, enquanto os próprios professores estão com dificuldades de acesso a esses bens.
- Eu acredito que o prefeito sancione o projeto antes do fim do ano. Eu espero que este seja o nosso presente de ano novo para os professores, que é uma classe tão desvalorizada e prestam um serviço imprescindível à sociedade - afirma o vereador.
De acordo com a prefeitura, o projeto ainda não chegou a Secretaria de Município de Gestão e Modernização Administrativa, e por isso, a prefeitura ainda não pode emitir um parecer sobre ele.
SEM OPOSIÇÃO
A diretora do Theatro Treze de Maio, Ruth Pereyron, comenta que em alguns espetáculos o benefício já é oferecido aos professores e explica, que a lei sendo sancionada, de imediato o teatro passará a cumpri-lá.
- Nós já temos a meia entrada para idosos e estudantes e sempre que o produtor do espetáculo libera, oferecemos também aos professores. E se é lei nós faremos a meia entrada sim só que precisa comprovante da escola ou instituição ou carteira da entidade que leciona - enfatiza a diretora.
O gerente da Cinépolis em Santa Maria, Diego Quintana, explica que esta já é uma realidade na rede, desde que o cinema começou a funcionar no shopping Praça Nova em setembro deste ano. E segundo ele, é muito bom saber que os professores poderão usufruir do benefício. Segundo ele, para usufruir do benefício, os professores Na verdade as unidades da Cinépolis já entende esse benefício como padrão. Desde que começamos aqui em santa Maria os professores de ensino básico e médio só precisam apresentar um comprovante para usufruir desse benefício.
- Para nós não há mudanças, pelo menos em primeira análise. De qualquer forma ficamos felizes em saber que o município lembrou dos professores, afinal é consenso que devem ser mais valorizados - diz o gerente.
Até às 15h a rede de cinemas Arcoplex, ainda não havia se manifestado.